quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PT perdeu aliados por esperar demais...

Para Marta Suplicy, PT perdeu aliados enquanto “flertava” com Kassab



No Valor Econômico, por Cristiane Agostine, hoje (28):
Ex-prefeita, a senadora Marta Suplicy (PT) avaliou que seu partido errou no processo eleitoral em São Paulo, na disputa pela prefeitura da capital. Para a petista, o PT perdeu aliados tradicionais enquanto buscava uma aliança com o PSD do prefeito Gilberto Kassab.
“No processo eleitoral de São Paulo é preciso reconhecer que erramos. Fomos precipitados”, registrou a ex-prefeita, em sua página no Twitter. “Ficamos flertando com [o] adversário enquanto nossos tradicionais aliados migraram para o lado deles”, afirmou Marta nesta terça-feira.
A senadora foi uma das principais críticas à tentativa de aproximação com o PSD articulada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por parte da cúpula do PT paulista. Com a entrada do ex-governador José Serra (PSDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo, Kassab apoiará o tucano, mesmo após meses de negociações com os petistas.
Marta retirou sua pré-candidatura em São Paulo por pressão do grupo petista ligado ao ex-presidente Lula, em favor do lançamento do ex-ministro Fernando Haddad.
O PT ainda não fechou aliança com nenhum partido da base aliada ao governo federal. O PSB sinalizou com a possibilidade de aliança com o partido na capital, segundo o presidente do PT, deputado estadual Rui Falcão. O acordo, no entanto, ainda não está selado. O PDT e o PCdoB lançaram pré-candidatos, mas tendem a desistir das candidaturas próprias em acordo com outros partidos. Parte do PDT defende o apoio a Serra em São Paulo.