quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Sessão do Poder Legislativo Municipal - sessão: 28.02.2012


O vereador Carlos Jaime (PT), na tribuna criticou o descaso da Companhia de Saneamento do Pará – Cosanpa, com relação ao péssimo serviço no fornecimento d’água a população santarena. Jaime citou vários bairros da cidade, que vivem constantemente o drama da falta d’água. Lembrou que a diretoria da Cosanpa esteve na Câmara no ano passado e prometeu solucionar o problema com a construção de novos reservatórios, que por ironia, estão localizados nos bairros onde falta o precioso liquido e não foram, até hoje concluídos. Em aparte o vereador Valdir Matias Júnior (PV), sugeriu a mesa executiva, que convide a presidência da Cosanpa, para voltar a Câmara de Santarém e esclareça o que foi feito e o que falta ser feito, para que a população seja plenamente servida com água potável. Ainda na tribuna, o vereador Carlos Jaime elogiou a gestão municipal,, pela iniciativa da reunião do orçamento participativo, ocorrida no dia 27/02/2012, no  bairro Santíssimo, quando o governo prestou contas das ações que foram e das que não foram realizadas.
O vereador Jailson do Mojui (PSDB), na Tribuna cobrou do Conselho Gestor da Celpa, a extensão da rede de energia elétrica, para diversas localidades da região do planalto santareno. 
O parlamentar lembra que em 2010, diretores da Celpa, estiveram na Câmara de Santarém, anunciaram uma programação de trabalho, o que de fato aconteceu. “A etapa oito foi dada continuidade”, observa. Porém, adverte que a etapa nove paralisou.  Jailson cita as localidades que deveriam ter sido beneficiadas com a etapa nove. Como, Fortaleza do Puraque, Puraque da Ponte, Alto Seco, até o Igarapé Vermelho. Na Região do Jaboti as comunidades de Jacaré, Palhal do Uma, Igarapé do Onça, Feitosa, São Benedito. O vereador enfatiza que tais comunidades estão contempladas na etapa nove, apenas no papel, mas está faltando à prática do Programa Luz para Todos. Lembra que em 2011, não houve trabalho e pede que os serviços sejam retomados imediatamente. Jailson aproveitou o espaço da Tribuna, para parabenizar a secretária municipal de Educação Lucineide Pinheiro, pela construção de uma nova escola em Mojui dos Campos, no valor de R$ 578.818,89, que por sugestão do vereador Jailsonm, deverá ter o nome de Maria do Carmo Felix da Silva, grande liderança política de Mojui, já falecida.
O vereador Valdir Matias Júnior (PV), na Tribuna questionou a atuação da Clean, que é a empresa coletora do lixo em Santarém. Valdir Matias disse que a qualidade do serviço prestado pela empresa, está deixando a desejar, “a coleta é irregular, caminhões velhos, constantes mudanças de itinerário na coleta do lixo, atraso, containeires vencidos e maus conservados, sem tampas, colocados em lugares estratégicos da cidade, transbordam de lixo não coletado, a população também começa a jogar lixo e entulho e o lixão vai ficando”. Afirma. O parlamentar lembra que há um contrato com a prefeitura de Santarém e que não está sendo cumprido com qualidade, apesar de a gestão municipal ter honrado os pagamentos. O vereador disse que vai continuar cobrando e exigindo a qualidade do serviço “e quem sabe até o rompimento do contrato, caso não melhore a coleta e destinação do lixo de nossa cidade”. Adverte.
O vereador Reginaldo Campos (PSB), na Tribuna deu boas vindas ao novo vereador Rogelio Cebolisk, também de seu partido, que vai assumir nos próximos dias a vaga deixada por Nélio Aguiar (PMN), que com o falecimento do deputado Alessandro Novelino, assume uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado.  Reginaldo Campos não poupou elogios ao seu novo colega de parlamento e bancada, dizendo que ele trás para a Câmara a experiência e as demandas da sociedade santarena. Rogélio Cebolisk  presente no plenário da Câmara, falou ao site dizendo que a população santarena pode esperar dele, dedicação, esforço e o compromisso com a sociedade santarena.
O vereador Evandro Cunha (PDT), na Tribuna cobrou da gestão municipal, melhorias no sistema viário do bairro Mararu, apelando que seja dada trafegabilidade, principalmente nas ruas por onde passam as linhas de ônuibus. Evandro garante que já encaminhou solicitação às secretarias de Infraestrutura e Agricultura, pedindo melhor atenção ao sistema viário do Mararu e que possam ser recuperados, pelo menos os pontos críticos. 
O vereador Gerlande Corrêa Castro (PSD), na Tribuna pediu a Mesa Executiva que defina uma data para a realização de uma sessão especial, quando será discutida a falta de segurança pública no interior do município de Santarém. Gerlande referia-se ao linchamento que ocorreu recentemente na Vila Curuai (Lago Grande), que resultou na morte da vitima, crime que teve repercussão nacional. O vereador quer a presença de representantes da segurança pública do estado, que segundo ele tem o dever de esclarecer por que o crime aconteceu? Por que a revolta da comunidade? O parlamentar que saber das autoridades, quais são as deficiências da segurança pública na região do Lago Grande. O vereador espera que a sessão especial, ocorra o mais rápido possível.
Rógelio Cebolisk, suplente do vereador Nélio Aguiar, que assumiu uma vaga na Assembléia Legislativa, será empossado na Câmara Municipal de Santarém, nesta quinta-feira, às 10h. Em solenidade que ocorrerá no poder legislativo santareno. Cebolisk é filiado ao PSB e vai somar a bancada do partido na Câmara com vereador Reginaldo Campos, aumentando também a base govenista.