terça-feira, 29 de maio de 2012

Audiência púclica discute Código de Obras


Para receber propostas ao projeto de Lei do novo Código de Obras do Município de Santarém, a Câmara realizou na manhã desta sexta-feira, 29/05/2012, audiência pública presidida pelo presidente da Comissão Mista e vice-presidente do Legislativo Municipal Emir Aguiar (PR).
A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), em parceria com outras entidades como Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia, Sindicato dos Engenheiros Civis e Sindicato do Comércio Lojista trouxe propostas ao Código de Obras, como ocorreu no Código de Postura e Uso e Parcelamento do Solo Urbano.
O presidente da Associação Comercial Alberto Oliveira, em contato com o site da Câmara disse, que o sentido é de contribuir com esses projetos que tramitam na Câmara, “para que tenhamos um ordenamento e as obras sejam construídas dentro de um projeto de crescimento em desenvolvimento de Santarém, que se contraponham as belezas naturais”. Observa. 
Alberto Oliveira esclarece que a proposta da construção de novos prédios de até quatro pisos, desde a Avenida Tapajós até a Rui Barbosa, objetiva preservar a janela para o rio Tapajós à toda a sociedade.
Questionado se a proposta abriria um precedente para as construções de prédios para a Universidade do Oeste do Pará (UFOPA), Alberto Oliveira esclarece que a proposta se estenderia até a Avenida Cuiabá, não estando à área da UFOPA incluída na proposta da Associação Comercial.


A posição do relator
 O relator do projeto de Lei do Código de Obras vereador Reginaldo Campos (PSB), ao considerar importante a audiência pública, descreve que é o momento de sugestões e opiniões de técnicos abalizados que subsidiam a relatoria com informações para nortear a construção civil do município, com a segurança e comodidade das obras.
Reginaldo Campos avalia o Código de Obras como importantíssimo, no momento em que o município está começando a viver o bom da construção civil e a relação, segundo ele, precisa ser normatizada empresarial, comercial, com os cidadãos que pleiteiam as de obras de condomínios, residenciais de forma legal e a prefeitura esteja melhor estruturada para fiscalizar a execução dessas obras.
“Estamos acolhendo as novas sugestões, uma vez que o nosso código está defazadissimo e o estamos adequando a legislação, como reza o plano diretor do Santarém, “que determina que nós atualizássemos esse código e na condição de relator daqui a duas semanas ou menos, estarei apresentando o parecer, para que possa ir a votação em plenário”. Ressalta.