terça-feira, 22 de maio de 2012

O quê os vereadores disseram na sessão da Câmara - 22.05.2012


Funcionários municipais: Valdir questiona reajuste
O vereador Valdir Matias Júnior (PV) na Tribuna da sessão desta terça-feira, 22/05, da Câmara Municipal de Santarém, , disse que recebeu reclamações de servidores do município que ocupam o mesmo cargo, mas que tiveram reajustes diferenciados. O parlamentar esclarece que, quem entrou antes do concurso público recebeu 10% de aumento e quem entrou depois recebeu apenas 6%.
Valdir cita o artigo 37 da Constituição Federal, para dizer que a medida é inconstitucional, onde afirma que “não pode haver distinção de índices para quem ocupa o mesmo cargo”. Respalda-se.
O vereador conclui dizendo que pode ser dado reajustes diferentes, para cargos diferentes, o que não pode é no meso cargo. “Estamos alertando a procuradoria jurídica do município para esse fato, para que a prefeitura possa corrigir o problema”. Recomenda.

PMDB promove encontro em Santarém
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) promove encontro em Santarém, na próxima sexta-feira, 25/05/2012, no plenário da Câmara, a partir das 17h. A informação é do presidente do Poder Legislativo José Maria Tapajós (PMDB), dada na Tribuna, na sessão desta terça-feira, 22/05/2012.
Segundo José Maria Tapajós, vão estar presentes o senador Jader Barbalho, deputados federais José Priante e Elcione Barbalho, prefeito de Ananindeua Elder Barbalho e do presidente do diretório municipal do partido, deputado estadual Antonio Rocha e lideranças de Santarém e municípios vizinhos.
O presidente da Câmara informa que no encontro do PMDB, o partido vai delinear estratégias para as eleições municipais de outubro deste ano de 2012. 
Segundo José Maria Tapajós nos meses de maio e junho o partido vai destinar a conversações com outras siglas partidárias e tudo será definido com relação a candidatos a prefeito e vereadores, na convenção de 30 de junho. 

 
Bruno e Henderson abordam Minha Casa Minha Vida   
Os vereadores Bruno Pará (PDT) e Henderson Pinto (DEM), no tempo destinado aos seus partidos, voltaram a abordar o tema Minha casa Minha Vida. Sessão desta terça, 22/05.
Bruno disse que a discussão não é se as casas vão ser construídas em concreto armado ou em tijolos. “nós aprovamos a lei, onde isentamos o imposto, mas fosse utilizada a mão de obra local, para a construção das casas e consumo do material, que o município pudesse oferecer. Porém, se as casas fossem construídas em concreto armado, então que a empresa pague o imposto ao município”. Argumenta.
Segundo Bruno, se as residências do Minha Casa Minha vida, forem construídas em tijolos, temos a matéria prima para ser adquirida aqui, além da mão de obra local que será contratada. “É essa a defesa que fazemos”. Conclui
O vereador Henderson Pinto, por sua vez ao abordar o mesmo tema, referiu-se a fotos que fez de algumas casas, que segundo ele já estavam sendo construídas em pré-moldados. Ou seja, concreto armado.
Segundo Henderson, através das fotos pode provar que as peças em pré-moldados estavam prontas para o Minha Casa Minha Vida.
“Não houve nenhum tipo de criação e falácia da oposição, mas sim uma denuncia real trazido pelo Sindicato dos Ceramistas e assim damos testemunho de uma oposição com coerência e responsabilidade, acima de tudo defendendo os interesses da população”. Afirma.

Estão jogando óleo diesel no igarapé da Matinha
O vereador Rogélio Cibuliski (PSB), que recentemente denunciou a depredação ambiental da serra do Saubal, volta a Tribuna na sessão desta terça-feira, 22/05/2012, para denunciar que estão jogando óleo diesel dentro do Igarapé que corta o bairro Matinha.
Informa Cebuliski, que o óleo é lançado no Igarapé por uma empresa de ônibus, podendo atingir também o Igarapé do Irurá. O parlamentar através de requerimento pede a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tome as providências cabíveis para o que o caso requer.