segunda-feira, 7 de maio de 2012

Rio Tapajós invade Alter do Chão...

Rua da orla foi invadida pelas águas e canoas e rabetas ancoram na praça

Rua submerssa
Um paraíso está desaparecendo sob as águas do rio Tapajós, em Santarém, Oeste do Pará. Parece coisa de ficção, mas é a triste realidade que abala o turismo na região, fazendo com que o principal cartão postal da cidade, que é o balneário de Alter-do Chão, esteja comprometido. Diante desse caos que afasta turistas e colabora para o fechamento de muitas pousadas e hotéis, a alternativa econômica  é oferecer descontos que façam com que o turista  ausente volte a freqüentar o recanto mais bonito do País, localizado em Santarém.
As fotos mostram a triste situação em que se encontra o recanto turístico. Ontem, sinônimo de lazer, turismo e economia. Nesta época de chuvas, estado de calamidade pública que fecha hotéis e tira empregos. As águas já alcançaram a primeira rua na Orla,  ultrapassando a calçada de alguns hotéis. A maioria dos visitantes, para não perder a viagem até a vila, opta em tomar banho na Praça alagada. Na “Ilha do Amor” só aparecem as coberturas das palhoças usadas pelos vendedores de comidas e bebidas.
Alternativa: No desespero, os empresários do setor hoteleiro da Vila balneária de Alter do Chão estão oferecendo desconto de 30% a 50% nas hospedagens. A alternativa econômica foi adotada para evitar prejuízos devido a elevação do nível do rio Tapajós.
Enchente em Alter do Chão
O fenômeno natural tem afastado os turistas, provocando impactos na economia da vila. De acordo com o gerente de hotel, Pedro Castro, o fluxo de visitantes caiu cerca de 90% neste período. O gerente destaca que o segredo é a negociação com o cliente: “A alternativa é trabalhar com descontos. As pessoas que vêm na vila e querem se hospedar nesse período é necessário negociar ao máximo para eles poderem ficar”, declarou.
O pior é que o movimento nos hotéis, incluindo também o comércio de menor porte, deve continuar fraco até o final do mês de junho, período em que o nível do rio volta a baixar. Esperamos que as águas baixem, o cenário em Alter do Chão mude para melhor e a economia turística voltando ao normal.( Impacto)