sexta-feira, 29 de junho de 2012

Equatorial propõe oferta de compra da Rede/Celpa


Do Valor Econômico
Proposta de compra da Centrais Elétricas do Pará (Celpa), apresentada ontem à noite pela Equatorial Energia, ainda precisará ser aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pelos credores e acionistas minoritários da companhia: a BNDESPar, Eletrobras e o Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS), todos estatais. A expectativa é que esse processo ainda leve cerca de 30 dias.
No entanto, é esperado que a proposta não enfrente grandes objeções. A venda da Celpa isoladamente, e não de todos os ativos do grupo Rede de uma só vez, já era uma ideia acalentada pelo próprio governo.
Havia o receio de que a aquisição por uma mesma companhia das nove distribuidoras controladas pelo grupo Rede, que fornece energia elétrica para 5 milhões de pessoas nas regiões Norte e Centro-Oeste, poderia ser ruim para os consumidores.
Com prejuízo de quase R$ 400 milhões em 2011, a Celpa transformou-se em um problema. Em recuperação judicial desde fevereiro, a distribuidora realizará no dia 9 de julho sua primeira reunião com os credores, data que foi mantida apesar da proposta de compra apresentada pela Equatorial Energia.