Uma dúzia de partidos, compõem a maior aliança de partidos para a eleição majoritária deste ano em Santarém, comandada pelo PT, tendo como a maior articuladora a ex-vereadora Socorro Pena.
Com a confirmação dos nomes da professora Raimunda Lucineide (PT) e vereador Bruno Pará (PDT), unem-se para a grande coligação que elegeu, há 4 anos, a então candidata à reeleição Maria do Carmo (PT,) além do PT e PDT, as seguintes siglas: PR, PPL, PP, PRP, PTB, PTN, PCdoB, PTdoB, PRB e PRTB.Em segundo lugar que tem como candidatos a prefeito e vice o deputado estadual Alexandre Von (PSDB) e a professora Maria José Maia (DEM), com 8 partidos.
Eram 9, mas o PPL (Partido da Pátria Livre) deixou a aliança.
Em 3º lugar, aparece a coligação que envolve o PMDB, PHS e PSL. José Maria Tapajós (prefeito) e José Antônio Rocha (vice), ambos do PMDB, encabeçam a chapa.
A coligação PSC e PTC ocupa o 4º lugar do ranking em números partidos. Os cabeças de chapa são Rubson Santana e Carlos Silva. Os 2 são do PSC.
O PSOL, que entra na disputa sozinho, ocupa a lanterna nesse ranking. Márcio Pinto e Mike Vieira são os candidatos a prefeito e vice, respectivamente.