sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ampliação de UTIs no HRBA

Investimento feito pelo Governo do Estado será de R$ 2.719.942,30. O prazo de exe
 
cução é de 150 dias

Placa mostra valor da obra
No dia 16 de agosto, foi realizada pelos técnicos do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT/HRBA, a Integração de Segurança, com orientações importantes para prevenção de acidentes no local de trabalho, para os profissionais da Compacta Construtora, empresa que venceu a licitação para executar as obras de ampliação das UTI(s) no Hospital Regional do Baixo Amazonas. As obras iniciaram na sexta-feira, 17, com a abertura do acesso para entrada de equipamentos e matéria prima necessária para iniciar a fundação da obra. Segundo o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, o investimento feito pelo Governo do Estado do Pará na obra será de R$ 2.719.942,30. O prazo de execução é de 150 dias, conforme informou Jaciclei Antônio Aguiar, Engenheiro responsável.
Coma ampliação das UTI(s), o Hospital Regional do Baixo Amazonas passará dos atuais 24 para 49 leitos. Hoje, o hospital dispõe de 07 leitos de UTI Adulto, 07 de UTI Pediátrica, 07 de UTI Neonatal e 03 leitos de Cuidados Intermediários (UCI). Após a conclusão da obra estarão disponíveis 20 leitos de UTI Adulto, 10 de Neonatal, 10 Pediátricos e 09 de UCI.
“O Hospital Regional, por ser um Hospital de média e alta complexidade, único desse porte na Região Oeste do Pará, atende a uma demanda muito grande de pacientes críticos, ou seja, que precisam de terapia intensiva. Atualmente, o número de leitos que temos disponíveis não atende a essa demanda, mesmo contando com atendimentos no Hospital Municipal que também tem 7 leitos. O Hospital cresce a cada dia e expandiu vários serviços e especialidades, como a Oncologia, Ortopedia, Captação de Órgãos, e futuramente, a realização de Transplantes e Cirurgia Cardíaca. Então, nós precisamos ter uma UTI ampliada pra atender a essa demanda de pacientes. Essa obra vem em um momento importantíssimo, não somente para o Hospital Regional, mas, para toda a região oeste do Pará”, afirmou Mirna Brito Malcher, Enfermeira Supervisora das UTI(s) Neo Natal e Pediátrica.
Para o Coordenador da UTI Adulto no HRBA, Dr. Antônio Carlos Alves, é uma obra importante, pois promoverá a expansão nos atendimentos, e consequentemente maior qualidade e resolutividade nos serviços prestados pelo hospital. “Com a ampliação dos leitos de UTI, a população de Santarém e toda Região Oeste só tem a ganhar. Vamos passar de 07 leitos para 20 na UTI Adulto, isso vai permitir além de uma melhor prestação de serviços, a possibilidade de expandir os procedimentos cirúrgicos da alta complexidade. Hoje, temos uma certa limitação por conta do número de vagas, pois quase todos os nossos pacientes necessitam de UTI. Esta ampliação será extremamente importante por conta de solucionar estes problemas”,concluiu Dr. Antônio Carlos
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA