terça-feira, 30 de outubro de 2012

CMS - destaque da sessão desta segunda-feira, 29/10



Emir destaca visita ao projeto Juá
O vereador Emir Aguiar (PR), na Tribuna destaca a visita que fez na semana passada a comissão de vereadores, ao Projeto de Loteamento do Juá, onde havia informações de um suposto desmatamento além dos limites permitidos pela legislação ambiental.  Informa Emir Aguiar, que da comissão fez parte o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, vereador Valdir Matias Júnior (PV), que vai emir relatório e parecer, como resultado da visita ao local do loteamento. Emir Aguiar considera o empreendimento como salutar e importante para Santarém. “Da forma como está sendo construído, mostra a grandiosidade do investimento que está sendo feito e a empresa que está construindo tem experiência nessa área, está sendo feito de forma ordenada e vai com certeza, beneficiar e muito quem adquirir um lote naquele empreendimento”, observa.   
Processo eleitoral finalizado  
Com o processo das eleições municipais finalizados nas 50 cidades do País, onde ocorreu o segundo turno, o vereador Emir Aguiar parabenizou a Justiça Eleitoral pelo fortalecimento da Democracia e pela celeridade das apurações e a confiança do trabalho desenvolvido. “Tudo foi feito de forma segura e retratou os que as pesquisas colocavam, só temos é que louvar esse novo momento de escolhermos os nossos representantes”, ressalta.
Chamando a atenção
O vereador Emir Aguiar, continua chamando a atenção de seus pares, para a importância de serem discutidos e aprovados os projetos dos Códigos de Obras e Postura, que tramitam na Casa de Leis.
“Como presidente da Comissão Mista, vou continuar insistindo, estou pedindo uma reunião com o presidente José Maria Tapajós, para que possamos conversar sobre isso”, descreve.
=======================================================
Lixo e possíveis demissões  
O vereador Henderson Pinto (DEM), na Tribuna cobra da gestão municipal, que solucione o problema do lixo, que de acordo com ele acumula-se nas ruas da cidade. Além do que, o parlamentar mostra-se preocupado com possíveis demissões de funcionários da prefeitura, que podem ocorrer nos próximos dias.“Passado o período eleitoral, o governo não pode ser irresponsável, tem que manter os serviços essenciais, já contratados em dia, o que ainda se pode admitir são novos investimentos que o governo não faça durante os três meses que faltam para terminar o atual mandato, agora deixar de cumprir o que já está contratado, isso é irresponsabilidade”, afirma.
“Referimo-nos principalmente a coleta do lixo e aqui estamos tratando diretamente com a questão da saúde da população, porque não coletar o lixo da cidade é promover a disseminação de doenças aos munícipes”, chama a atenção. Henderson solicitou da Mesa Diretora da Casa de Leis, que convoque o Secretário de Planejamento do Município e a empresa contratada para fazer a coleta do lixo, “para prestarem esclarecimentos imediatos a esta casa e que retorne a coleta do lixo, até que se resolva a questão do pagamento”, adverte.
Demissões
O vereador Henderson Pinto informa na Tribuna, que tem informações de demissões que deverão ser feitas no âmbito do funcionalismo municipal. Segundo ele, funcionários de creches serão reduzidos pela metade, secretarias como as de Saúde e Educação, também estaria ocorrendo fatos idênticos. “A legislação eleitoral é muito clara, não se pode admitir e nem demitir três meses antes e três meses depois das eleições”, Pauta-se.  
Henderson Pinto disse ainda que tem informações de que setores da saúde pública estão abandonados e chama a atenção de seus pares, de que são situações que a Câmara tem que averiguar imediatamente, para que providencias imediata sejam tomadas.
======================================================= 
Olimpíada de Língua Portuguesa   
A vereadora Marcela Tolentino (PDT), na Tribuna fez questão de destacar a aluna Maria Eliane Lima, da escola municipal Tereza Neuma, localizada no Planalto, que foi selecionada para a etapa regional da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, com a redação: “Vivendo a Margem do Rio Tapajós”, na categoria memória.Marcela enfatiza que a estudante juntamente com a sua professora Aurilene Rolim Lima, vão ter a oportunidade de participar nos dias 12,13 e 14 de novembro em São Paulo, de oficinas e produções textuais. 
A parlamentar aproveitou o espaço da Tribuna para parabenizar a Secretaria Municipal de Educação, que segundo ela tem se preocupado em elevar a qualidade da educação no município de Santarém.
A vereadora registrou a realização do festival do Açaí, que vai ocorrer na localidade de Santa Luzia, na Região do Eixo Forte nos dias três e quatro de novembro, que ela considera importante evento, que tem o apoio da gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Marcela Tolentino destaca ainda o programa da Rádio Rural “Passo a Passo”, que a entrevistou perguntando sobre o funcionamento da Câmara, acesso a Lei Orgânica do Município e o papel do vereador. “Achei o programa importante, como espaço de informações à sociedade que podem ajudar e muito, no desenvolvimento do município”, menciona.
=================================================
Conferencia nacional do MDA é destaque na Câmara
A conferencia Nacional do MDA (Modelo do Discipulado Apostólico), realizada pela Igreja da Paz, em Santarém no estádio Colosso do Tapajós na semana passada, foi destaque na Câmara pelo vereador Reginaldo Campos (PSB).  
Segundo o vereador o evento além de reunir muita gente de diversos pontos do país, trouxe divisas para o município. “O evento é desenvolvido aqui na Amazônia, uma pedagogia cristã, que está sendo copiada por igrejas ao redor do Brasil e do mundo”, descreve.
PLIP
Reginaldo Campos refere-se também ao PLIP (Projeto de Lei de Iniciativa Popular), que visa alterar a Lei 9.709/98, “que vai determinar que a votação do novo plebiscito para criar o Estado do Tapajós, seja apenas em nossa região”.
 O vereador registra que o novo projeto que está sendo construído, já não contempla mais os municípios de Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Portos de Moz. “Toda a região do Xingu fica agora fora da região territorial do futuro Estado do Tapajós, que ficará com 33% do Estado do Pará”, esclarece.
======================================================
Vereador defende que a Seminf faça o recolhimento de pneus
O vereador Valdir Matias Junior (PV), na Tribuna defende que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, faça o recolhimento de pneus da cidade.
“Um dos problemas que a gente vê no aspecto ambiental é a necessidade da continuidade desse trabalho que já vinha sendo feito pela Secretaria de Infraestrutura, que seja continuado, são muitos pneus deixados às margens das ruas, com a aproximação do período chuvoso, pode ser fator gerador do mosquito da dengue e isso é perigoso para a população”, adverte. 
“É importante combatermos essa poluição visual, que o pneu deixa e darmos uma destinação adequada para a borracha e logicamente para o pneu”, considera. 
Outro aspecto importante focado por Matias Junior, ainda no verão é a necessidade da fiscalização do acesso de veículos às praias do município.
“É escandaloso nos finais de semanas as pessoas utilizando seus carros nas praias, desrespeitando a Lei Municipal, que proibi o trânsito, a circulação e a permanência de veículos nas praias, estamos cobrando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a fiscalização efetiva, ainda nesse verão”, define. 
No final apresentou uma MOÇÃO DE APLAUSOS ao BLOG DO COLARES, pelo alcance de 8 milhões de acesso no mês de setembro.