quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O que disseram os vereadores na sessão desta terça-23.10



O vereador Carlos Jaime (PT) subiu a Tribuna para anunciar a criação pela Vara da Infância e Juventude, de mais um Conselho Tutelar em Santarém.  Jaime disse que tanto ele, como o vereador Erasmo Maia (DEM), defendeu uma previsão orçamentária para a criação do novo Conselho. “Santarém com cerca de 300 mil habitantes, já comporta três Conselhos Tutelares, que bom que já foi criado o segundo”, enfatiza Carlos Jaime. Audiência Pública: O vereador Carlos Jaime anuncia que em atendimento a uma proposição de sua autoria, a Câmara vai realizar no dia 22 de novembro uma audiência pública, com participação de todas as entidades que trabalham com crianças e adolescentes. Segundo o parlamentar, na audiência serão tratados assuntos ligados aos direitos das crianças e situações de risco, do evento vai Participar o Instituto Universidade Popular-UNIPOP/Pará.
A vereadora Marcela Tolentino (PDT), anunciou projeto de sua autoria, que será apresentado para discussão e aprovação do plenário da Casa de Leis, instituindo o Movimento Outubro Rosa em Santarém. O Movimento Outubro Rosa, são estratégias que reúne o governo federal, para o combate ao câncer de Mama. Informa à vereadora que seu projeto vai ser em defesa, da mulher exercer o seu direito de fazer a sua mamografia, para detectar  precocemente, o câncer de mama. “Se detectado no inicio da doença, tem cura!”.  A vereadora espera que seu projeto seja discutido, votado e aprovado ainda nessa legislatura e sancionado pela prefeita Maria do Carmo Martins Lima. “Com isso, esperamos amenizar o problema de mulheres jovens sofrerem tanto, para conseguir o tratamento do câncer de mama”.
A vereadora Ivete Bastos (PT), na tribuna mostra-se preocupada com o avanço do câncer em localidades do interior do município de Santarém. A parlamentar cita como uma das mais afetadas pela doença, a comunidade de Boa Esperança, localizada no Planalto Santareno. Disse que Boa Esperança tem aclamado por socorro, por causa do avanço da doença. Informa a parlamentar que alguns padres (párocos), de localidades do planalto, divulgaram uma carta aberta, como forma de pedir ajuda para os comunitários de Boa Esperança. Ivete Bastos chama a atenção dos setores de saúde pública do Estado e Município, para que identifiquem as causas do auto índice da doença, que segundo ela já começa a amedrontar os municípios de Mojui dos Campos e Belterra, que são vizinhos a localidade de Boa Esperança.
O vereador Erasmo Maia (DEM), na Tribuna pede que o atual governo da prefeita Maria do Carmo Martins Lima, que termina o mandato no dia 31 de dezembro, não pare suas atividades governamentais, por conta de que a atual gestão está terminando. Segundo o vereador em alguns setores do atual governo, começa a cair à qualidade dos serviços. Cita como exemplo, a coleta do lixo e a continuidade da melhoria na trafegabilidade das ruas.  Erasmo argumenta que estamos num período propicio de verão, favorável a serem feitos serviços de infraestrutura, como a limpeza das ruas e melhoria de acesso nos bairros periféricos.O vereador entende necessária a chamada de atenção, porque segundo ele, normalmente em fim de mandato o governo geralmente fecha as portas de alguns setores. “Não podemos achar que, por estar mudando o governo,  devemos abandonar todo e qualquer serviço público, principalmente aquele do dia-a –dia, como é o caso do atendimento a saúde pública”. Uma comissão formada por vereadores santarenos vai à próxima sexta-feira, 26/10/2012, a área do Juá, para constatar “in loco”, denuncia de desmatamentos além dos limites permitidos, por uma empresa que está construindo um loteamento naquele local. A informação dada na Tribuna é do vereador Valdir Matias Júnior (PV), que também é o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa de Leis. Segundo Matias, se forem constatadas irregulares na ação da empresa que está construindo o loteamento e que contrariem as leis ambientais, a Câmara vai notificar a empresa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e também a Seminf, que de acordo com o vereador Matias Júnior é quem autoriza essas obras de loteamento.  O parlamentar disse defender o crescimento de Santarém de forma ordenada, urbanizada e planejada, entende que tudo seja feito, em respeito à legislação ambiental.