sexta-feira, 30 de novembro de 2012

NORTE ENERGIA reforça educação em Altamira e Brasil Novo

Escolas como a Saint Clair Passarinho, em Altamira, improvisada em salas pré-moldadas, ganham espaços confortáveis e estrutura moderna.

A Prova Brasil 2011, ferramenta utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a Educação Básica em todo Brasil, mostrou que a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Saint-Clair Passarinho, em Altamira, obteve nota de 20% entre os estudantes de 1ª à 5ª série. Essa porcentagem diz respeito à capacidade de aprendizado dos alunos em sala de aula. Uma diferença expressiva em relação ao restante do país, já que, no mesmo ano, a média nacional foi de 37%.
É para mudar quadros negativos como esse que a Norte Energia S/A, empresa responsável pela implantação e operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, concluiu a entrega de quatro novas escolas entre os dias 29 e 30/11. Altamira e Brasil Novo foram os municípios beneficiados nessa primeira entrega. Mais do que cumprir exigências estabelecidas nas condicionantes para a construção da Usina, a Norte Energia mostra, mais uma vez, o compromisso do projeto com desenvolvimento da região. Das quatro escolas entregues, duas foram em áreas urbanas e outras duas na zona rural.
No dia 29/11, foram entregues as escolas:
- EMEF “BRASIL NOVO” (Brasil Novo)
- EMEF BOM JESUS DA LAPA (Brasil Novo)
- EMEF SOL NASCENTE (Altamira)
No dia 30/11, será entregue a escola:
- EMEF SAINT-CLAIR PASSARINHO (Altamira)

SAINT-CLAIR SERÁ REFERÊNCIA NO ENSINO
A capacidade de aprendizado aumenta quando a qualidade do ensino se integra à melhoria dos espaços físicos em todos os setores de uma unidade educacional. Por isso, a expectativa é de que a nova escola Saint-Clair Passarinho torne-se referência no ensino oferecido na região da Transamazônica e Xingu. Com a reforma feita pela Norte Energia S/A, empresa responsável pela implantação e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, a capacidade da escola para de 786 para 1.026 alunos. Um acréscimo de 240 vagas.
A nova estrutura contará com espaços climatizados, áreas de lazer e esporte, quadra coberta e - o mais importante - presenteia a cidade com uma estrutura escolar que não deixa a desejar em nada para as melhoras escolas do país. As obras contaram com a reforma da sala dos professores, sala de diretoria, cozinha, área de serviço e três salas multiuso. Foram reformados e ampliados o laboratório, sala de áudio e vídeo, refeitório, duas despensas, dois depósitos, duas salas de coordenação e a secretaria. A escola também ganhou pintura nova e reforma geral do teto, além de espaços de paisagismo e acessibilidade.

Por: EDVALDO LEITE - (93) 91799721