sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Bocão da sexta - 28.12.2012

Veja as notícias do Bocão desta semana

NÃO GOSTOU
A vice-prefeita Maria José Maia não gostou de ficar fora da Secretaria de Municipal de Educação. Entre colunas, confessou que o Prefeito nem consultou sua opinião. Resumindo. Alexandre já começa com dor de cabeça e sua amizade com Lira pode ser interrompida, pois Jaci Barros e Clóvis Lisboa não foram apontados por Lira, foi escolha do Alexandre mesmo.

NÃO GOSTOU II
Os partidos aliados esperavam que Alexandre Von cumprisse as promessas de campanha. O PSB já pensa iniciar o novo governo na oposição.

NÃO GOSTOU III
A vice-Prefeita, vivendo a sensação de isolamento, já começa a refletir e deixou no ar que a característica de Alexandre Von é centralizadora de governar. O poder muda as pessoas. Vamos esperar quando Alexandre sentar na cadeira. Manoel Pioneiro diz que Prefeito quando senta na cadeira, tudo muda.

EU MANDO
Segundo comentário, o prefeito Alexandre Von não está engessado para compor seu novo governo em razão dos partidos que deram apoio. Segundo pessoas ligadas ao Prefeito, ele disse que política se trata na época de eleição, agora a situação é outra, é técnica, por isso não vai aceitar pedido político para indicar Secretário.

PRESENTE DE GREGO
Repercutiu mal a escolha do competente Darlison Maia para a Defesa Civil. Quem se dedicou na campanha, merecia uma Secretaria melhor, a competência de Darlison Maia era para voo maior. Defesa Civil é pouco para quem possui competência para desenvolver um trabalho de maior relevância dentro do governo. A gerência do Detran é mais importante do que o cargo de Defesa Civil. Darlison vai assumir, porém, desgostoso com a atribuição.

BASTIDORES
Os bastidores da montagem do secretariado revelam que Alexandre Von vai deixar vários partidos fora do secretariado e que não vai aceitar cantilena eleitoral acerca do loteamento político das secretarias, apesar da visível e notória amplitude da aliança entre as legendas. Prova disso são os nomes escolhidos. Tem nome que não vai se firmar na Secretaria e logo vai sair.

PSDB
Embora seja o partido do prefeito Alexandre Von, não vai fazer o Presidente da Câmara. Quem está lutando nos bastidores é o PSD. Porém, o DEM quer a Presidência.

CELULAR MUDO
Tem aliado ao prefeito Alexandre Von, chateado, dizendo que ele não atende mais o celular. As ligações e mensagens não são respondidas. Ele está certo, a turma quer fazer pedido político. Aproveitadores, deixem ele assumir o cargo.

POPULAÇÃO
Um Secretário informou que o objetivo único do prefeito Alexandre Von é que as secretarias sirvam à população e não a interesses meramente político-partidários. A população espera isso do prefeito Von. Quem tem apenas sede por cargo e não por atender dignamente à municipalidade, deve aguardar a próxima eleição e ganhar no voto o espaço público, não na base da pressão ou porque ajudou a distribuir santinhos. A administração é da população, que delegou a Alexandre seu gerenciamento.

OPOSIÇÃO
A bancada de oposição teve uma reunião para discutir um alinhamento de posições, fazer uma leitura do quadro pré-eleitoral e iniciar o desenho de uma estratégia que ao menos fortaleça o grupo, minoritário no Legislativo, a partir de janeiro. A futura bancada de oposição é composta por vereadores do PMDB, PSC, PT, PDT, PPS e PRTB. É importante para a democracia que haja divergências, portanto, uma oposição unida e coerente.

LEI SECA
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), desde a última quarta-feira (26), fechou o cerco para motoristas neste fim de ano, visando diminuir os índices de acidentes e mortes. Segundo o relatório do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar, em novembro, foram registrados 49 acidentes. Onze a mais que no mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 38. Condutores de motocicletas ainda são os que mais se envolvem em acidentes de trânsito em Santarém, representando mais de 70% das ocorrências. Para diminuir as infrações neste fim de ano, a Operação ‘Boas Festas’ seguirá até o dia 6 de janeiro. O Detran, em parceria com as polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, além da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMT), combaterá desrespeitos à legislação. No total, serão 180 agentes distribuídos em 12 cidades, as quais apresentam maior índice de infração no trânsito. A fiscalização dos agentes será rigorosa, principalmente, para fazer valer a nova Lei Seca, que torna as punições mais rígidas para quem dirige alcoolizado e aumenta o valor da multa de R$ 957,70 para R$ 1.915, 40.

VEREADOR EM COMA
O vereador João Crente, do PMDB de Itaituba, foi internado em estado grave na terça-feira (25) no Hospital Menino Jesus, daquele Município. O último boletim médico dizia que o estado de saúde do Vereador inspirava cuidado e que estava em coma induzido. João Crente foi levado no avião do prefeito Valmir Climaco, para Santarém. O Prefeito pessoalmente agilizou os preparativos, para que o Vereador fosse recebido por uma equipe médica do Hospital Regional em Santarém, onde foi medicado e está reagindo bem aos medicamentos. João Crente não concorreu à reeleição em Itaituba, dizendo que iria cuidar de sua saúde.