terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Patrimônio Imaterail para os clube

SETE CLUBES PARAENSES GANHAM TÍTULO DE PATRIMÔNIO IMATERIAL

Lei divide opiniões. Veja o que pensam alguns torcedores!
Muitos
torcedores fiéis podem não saber, mas sete clubes do Estado ganharam juntos um título. Paysandu, Remo, Tuna Luso-Brasileira, Castanhal, Águia de Marabá, São Raimundo e Cametá são agora, juntos, patrimônio imaterial do Pará.
O 'título' foi conquistado nesta sexta-feira (4), após o governador do Estado, Simão Jatene, sancionar três projetos de lei que tramitavam na Assembleia Legislativa (Alepa), que determinavam que sete clubes paraenses se tornassem patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado.
'O paraense é um povo apaixonado pelo futebol. Esta medida vai ao encontro a esta relação que temos pelo esporte. Cabe a todos nós a preservação da memória futebolística do Pará, e o governo do Estado deu um passo importante neste caminho', destacou Marcos Eiró, secretário da Seel (Secretaria Executiva de Esporte e Lazer'.
Já o presidente da Tuna Luso, Fabiano Bastos, avalia que a decisão do governador de sancionar as novas leis atende aos anseios das torcidas paraenses de salvaguardar a memória dos clubes. 'O governador e a Alepa estão de parabéns por esta iniciativa, que dá aos clubes uma resposta pelo trabalho feito em mais de 100 anos de historia do futebol paraense', disse.
'Acho muito justo esse título, principalmente por incluir o Paysandu, clube que deu ao Pará vários motivos de orgulho, representando o Estado em grandes competições, inclusive internacionais, quando disputou a Taça Libertadores da América e vencendo o forte Boca Juniors em seu estádio. Feito que poucos clubes considerados da elite do futebol brasileiro conseguiram', disse Luiz Gonçalves Filho, advogado e torcedor do time bicolor.
Mas, nem todos veem com bons olhos o novo título. O torcedor do Clube do Remo, Max Junior, é um deles. 'O que eu queria saber é no que a sanção dessa lei engrandece os clubes em si, a situação dos times no presente e no futuro? Os clubes já são reconhecidos em todo Estado por sua importância, inclusive nacionalmente. Isso acaba sendo algo apenas repassado para o papel. Queria mesmo era que o Estado ajudasse os clubes de maneira mais efetiva'.
Entenda - A Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) define como patrimônio cultural imaterial 'as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural'.
O patrimônio imaterial é transmitido em gerações e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do ambiente, da interação com a natureza e da história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, que contribui para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
Redação Portal ORM