domingo, 24 de fevereiro de 2013

Santarém no PAC ds cidades históricas

Revitalização do Centro Cultural João Fona, Anfiteatro e Praça de São Sebastião está avançada

 
Revitalização do Centro Cultural João Fona, Anfiteatro e Praça de São Sebastião está avançada
Revitalização do Centro Cultural João Fona, Anfiteatro e Praça de São Sebastião está avançada
Santarém habilitou-se ao PAC Cidades Históricas associando a preservação do patrimônio histórico ao desenvolvimento sustentável, além deste outros seis objetivos foram apresentados: restaurar, recuperar e revitalizar prédios públicos e privados, produzir conhecimento e informações sob o patrimônio arqueológico histórico e cultural, promover a capacitação de técnicos para a gestão nas áreas de cultura, turismo e patrimônio histórico, promover a requalificação e melhoria da infraestrutura da área de intervenção do Plano Histórico, estimular arranjos produtivos locais e implantar mecanismos de gestão e proteção do patrimônio cultural.
Theatro Vitória faz parte de nossa história
Theatro Vitória faz parte de nossa história
De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., o Município apresentou uma série de propostas ao PAC para valorizar edificações que são importantes centros de disseminação da arte e cultura regional, entre elas: Theatro Vitória, Centro Cultural João Fona, Praça Barão de Santarém (conhecida como Praça de São Sebastião), Praça do Centenário (conhecida como Praça de São Raimundo), Igreja Nossa Senhora Assunção (Vila Franca, rio Tapajós), antigo Cristo Rei (Av. Barão do Rio Branco – Centro), Igreja Nossa Senhora da Saúde (Alter do Chão), Igreja de Nossa Senhora de Santana (região de Arapixuna), Igreja de Santo Inácio de Loiola (rio Tapajós), Praça Rodrigues dos Santos, sitio arqueológico da Vera Praz e o centro comercial de Santarém.
Dentre estas edificações, a revitalização do Centro Cultural João Fona, está mais avançada, por conta de um convênio celebrado entre o Governo do Estado, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Município. O convênio foi publicado no Diário Oficial da União no dia 06 de dezembro de 2010, com vigência de quatro anos.
Prédios históricos no Centro Comercial serão preservados
Prédios históricos no Centro Comercial serão preservados
“Estamos revendo o convênio do governo federal estimado em R$ 1,3 milhão para o Centro Cultural João Fona, não somente o prédio, mas todo o seu entorno, ou seja, incluindo a Praça São Sebastião e o Anfiteatro”, enfatizou o secretario.
O PAC Cidades Históricas é uma ação intergovernamental articulada com a sociedade para preservar o patrimônio histórico brasileiro, valorizar a cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos. Em Santarém, os Institutos de Gestão e Tecnologia (IGT) e Desenvolvimento Sustentável (IDS), ligados à SEMDE, promoverão a captação de recursos e elaboração de projetos