quinta-feira, 28 de março de 2013

Lei para os Flanelinhas

Dayan Serique quer regulamentar flanelinhas

O vereador Dayan Serique (PPS) apresentou à Câmara Municipal de Santarém projeto de lei que visa regulamentar a profissão de guardador de carro, ou flanelinha, e lavador autônomo. As profissões são amparadas pela legislação federal desde 1975, mas carece de uma regulamentação municipal.
Segundo o parlamentar, a organização do serviço também tem efeitos diretos na segurança pública, pois evita que pequenos furtos e assaltos possam ser cometidos, além de tirar das ruas crianças que muitas das vezes se oferecem para realizar a função.
Um profissional identificado de quem o motorista possa cobrar e dessa forma ficar tranqüilo quanto a segurança de seu veículo. Vamos tirar também das ruas crianças que reparam carros e correm risco de serem abusadas como já ficamos sabendo de casos em que pessoas se aproveitam da situação para abusar dessas crianças, explica Dayan Serique.
As profissões de guardador e lavador autônomo são reconhecidas pela lei Nº 6.242, de 23 de setembro de 1975, assinada pelo então presidente da República Ernesto Geisel. A legislação diz que para que o registro da profissão ocorra é necessário que haja convênio firmado entre as Delegacias Regionais do Trabalho e órgãos da Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal, em nosso caso a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (STM).