sábado, 16 de março de 2013

Vereador Geovani Aguiar - sessão 13.03.2013

O vereador Geovani Aguiar - líder do PSC, na Câmara Municipal de Santarém, em seu pronunciamento  na sessão plenária do dia 13/03, mostrou o quanto se sente indignado pelo fato de o Governo Municipal ainda não ter indicado seu líder na Câmara. O mesmo fundamentou seu protesto no art. 78 da lei orgânica do Município. Na ocasião instituiu como líder do governo o vereador Paulo Gasolina, por ser o mais velho da bancada de sustentação do prefeito, feito isto, o vereador fez o seguinte questionamento: “quem é Geraldo Bitar?” segundo o vereador, a pessoa mencionada seria uma figura enigmática em nossa cidade. Geovani Aguiar quer que seu questionamento seja respondido e espera que esclareça o que faz esse cidadão, e de que forma foi importado? E de onde?

Dando continuidade em sua fala, o mesmo fez referência à sessão especial que tratou do tema segurança pública. Segundo o vereador, “o governo tem que se antecipar as mazelas que acometem a população”, citou no momento o art. 54 inciso IV, da lei orgânica Municipal que trata da segurança interna do Município, e pediu via requerimento, que o Prefeito Alexandre Von compareça dentro de 20 dias na Câmara para discutir a implantação do serviço em nossa cidade. A lei que autoriza o executivo a criar a guarda Municipal já existe desde 1963, ainda na gestão do então prefeito Everaldo Martins. Segundo Geovani Aguiar o problema não será totalmente resolvido, porém, vai ajudar bastante.

A Guarda Municipal ou Guarda Civil Municipal é a denominação utilizada no Brasil para designar a instituição de controle social ostensivo para proteger os bens, serviços e instalações dos municípios. As Guardas Municipais apresentam-se como uma alternativa à segurança pública no Brasil. Em outros países – a exemplo dos Países Baixos, Espanha, Bélgica, Portugal, Itália e França, bem como nos Estados Unidos e no Reino Unido – as administrações municipais possuem forças policiais locais que atuam na segurança de seu patrimônio.

Assessoria do vereador