quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sessão da Terça-feira, 28 de maio - Poder Legislativo de Santarém

Um Giro pela Câmara : Tudo que aconteceu na sessão da ultima Terça Feira (28)

Vereadora Ana Elvira(PT): Trouxe para tribuna neste dia dois assuntos relevantes, primeiro momento informou sobre os funcionários do hospital municipal que reclamam sobre a falta de material de higiene e prevenção contra a doença H1N1. Os funcionários informaram que simples materiais estão em falta no hospital como mascaras N95, álcool em gel, sabão nos lavatórios, papel toalha entre outros. Cada funcionário pela necessidade acaba levando material próprio para proteção, com esta situação a vereadora demonstra preocupação em relação aos profissionais de saúde. O segundo assunto abordou sobre as informações provenientes do presidente do SIPROSAN que ainda solicita do prefeito maior atenção para classe. O presidente deste sindicato, professor Josafá garante que ate o final deste mês caso o problema não seja resolvido os professores podem entrar em greve.
Vereadora Marcela Tolentino (PDT): Denuncia na tribuna problemas graves no município onde trabalhadores da área da saúde estão com os salários reduzidos. Lembrou a atitude realizada ano passado, que durante um evento funcionários da área de saúde, vestiram roupas pretas como forma de reivindicação da classe, explica que o município é um dos que pagam os piores salários. Solicita união dos parlamentares para construção de cargos e carreiras para esses profissionais, pois é impossível imaginar que esses profissionais passaram por esta situação, relacionada a diminuição dos salários que prejudicaram a renda familiar. Indignada comenta que a luta em 2012 foi por conta do valor de R$10,00 reais que serve de auxilio na alimentação dos funcionários, dentro dos hospitais e centros de saúde. Devido ao tempo, a vereadora deve continuar em outro momento o discurso em favor desta classe importante para nosso município.
Vereador Emir Aguiar(PR): O vereador demonstrou através de fotos por uma rede social do celular, que na tarde de ontem ao chegar no prédio legislativo encontrou ao redor da câmara uma grande quantidade de lixo, que deixa uma péssima imagem para este poder. Além do prédio da câmara o poder executivo também se encontra na mesma situação. Devido à quantidade de lixo os roedores e urubus acabaram espalhando sujeira pelo local, assim para evitar maiores transtornos solicita que através da empresa coletora de lixo que o problema acabe. No segundo assunto o vereador fortaleceu a ideia sobre a construção de passarelas na Fernando Guilhon onde pedestres estão impossibilitados de atravessar aquela via, com a devida segurança. Envia um requerimento para o executivo solicitando a construção o quanto antes das passarelas. Ainda sobre infraestrutura o vereador têm recebido diversas reclamações sobre os trabalhos realizados pela Secretaria de Infraestrutura, que atualmente exerce o trabalho de “maquiagem” nas ruas. Os serviços questionados é relacionado à operação de tapa-buraco e o serviço de pintura de calçadas com o produto conhecido como Kal. Em seu comentário sugere que os trabalhos realizados deveriam ser intensos para as pinturas de faixas de pedestres em diversas ruas de nossa cidade. 
Vereador Luiz Alberto (PP): Ontem o vereador encaminhou uma indicação sugerindo ao governador do estado que autorize a nomeação de mais duas profissionais, para exercer a atividade de delegada da mulher em nosso município. O vereador apresenta as reais necessidades que atualmente a delegacia da mulher vem enfrentando decorrente a falta de recurso humano, explica que a atual delegada cumpre expediente de segunda a sexta, sendo impossibilitada de exercer esta mesma função durante os finais de semana. Por isso solicita o destacamento para garantir o maior êxito dos trabalhos contra a violência da mulher. Ainda sobre o assunto segurança aproveita a oportunidade e parabeniza o novo comandante do 3ºBPM Coronel Risuenho que retorna para nossa cidade, com total disposição para o trabalho em prol da segurança pública e externa sua satisfação pelo retorno do comandante.
Vereador Ronan Liberal (PMDB): O vereador também reafirma os votos do vereador Luiz Alberto sobre o retorno do Comandante Risuenho e estende os agradecimentos ao Ten.Cornel Anthenor, que agora assume o CPR1. Continua em sua fala abordando sobre a situação que constantemente é indagado, sobre a criação da zona azul em nosso município. O vereador encaminhou na semana passada para Secretaria de Mobilidade e Trânsito um pedido de informação a respeito do assunto. Ressalta que o centro comercial enfrenta todos os dias os problemas de estacionamento o que prejudica as vendas locais. Por conta da perda de tempo dos condutores em procurar uma vaga disponível para deixar seu veiculo. Outra situação é que muitas pessoas também residem na área central, e necessitam deixar seus veículos próximos de lojas devido a sua moradia. Em outras cidades o vereador explica que este serviço é terceirizado, mas entende que toda essa situação deve passar por um estudo e analise a fim de resolver esta demanda. 
Vereador Gerlande Castro(PSD): O vereador apresenta no dia de hoje que a primeira sessão itinerante será na região de lago grande e enfatiza a importância dessa região receber um evento como esse, ainda pede união para fortalecer a luta por melhorias. Sobre a situação dos professores esclarece que o prefeito já reuniu com a classe de professores por duas vezes só neste período de 5 meses de gestão. Informa que os vereadores devem ter autonomia em suas palavras e ter cuidado com suas afirmações durante os discursos.
Vereador Dayan Serique (PPS): Reforçou a fala do líder do governo e confirma que os professores conversaram com a nova gestão, ainda expressou que este contado é necessário e deve ser constante de acordo com as necessidades da classe. O encontro aconteceu no sábado e durante a reunião apenas foi apresentado as demandas e não foi citado sobre possíveis greves.
Vereador Marcilio Cabral (PMN): Vereador Marcilio explica que vai fazer uma indicação ao prefeito que após as chuvas a Seminfra realize a retirada de resíduos e acumulo de areia nas margens das calçadas, para evitar acidentes. Outro assunto é sobre alienação de imóveis neste município, solicita agilidade na verificação de processos por parte do legislativo. Compreende que a demanda é grande, mas espera que os vereadores possam verificar esses processos pois as pessoas esperam o resultado das alienações por conta de seus investimentos imobiliários. 
Vereador Geovani Aguiar (PSC): Iniciou o tempo de bancada apresentando o trabalho do Senador Eduardo Amorim sobre o projeto de lei destinado para que 30% da receita arrecada com a cobrança de multas no trânsito, seja investida ao sistema único de saúde, alega que o Brasil é um dos países que lideram nos índices de acidentes de trânsito. A imprudência resulta em pacientes que muitas vezes são atendidos pelo SUS gerando despesas para área de saúde. Chama atenção da SMT para que fiscalize principalmente as motos que transportam passageiros com bagagens exageradas, colocando a vida dos passageiros em risco. A demanda é grande e as vitimas de trânsito ocupam a maioria dos leitos nos hospitais públicos do país. Enfatiza que os acidentes estão roubando os demais atendimentos, quando chega um paciente gravemente ferido de acidente de trânsito, este ocupa a vaga de outra pessoa que pode estar esperando por uma cirurgia. Finaliza seu tempo abordando sobre a limpeza na orla da cidade onde a coleta de lixo não esta sendo realizada com frequência. Sobre a greve dos professores, afirma que as informações repassadas foram do próprio presidente do sindicato e cabe aos envolvidos no governo desmentir ou afirmar as devidas noticias. Finaliza o seu tempo de bancada informando que enviou para secretaria de administração um pedido de informação sobre o quadro de servidores do governo e suas devidas remunerações. Alerta que faltam 10 dias para o encerramento do prazo para o repasse de informações, e espera que o legislativo seja respeitado em suas solicitações. ( Ascom/CMS)