sexta-feira, 28 de junho de 2013

Esgotos na Orla

 Não é de hoje que recai suspeita sobre a possível contaminação das águas do rio Tapajós pelos esgotos que despejam diariamente dejetos em frente à cidade. Ao longo da orla de Santarém existem vários pontos de esgoto a céu aberto sem nenhum tipo de tratamento.
Diante do problema, um estudo feito pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) detalhou o nível de poluição do rio. Os dados ainda não estão disponíveis para consulta pública, porém, não devem causar espanto se confirmar o que todo mundo desconfia: a poluição das águas do rio Tapajós.
Em 2007, um estudo semelhante foi feito por estudantes do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPEs) para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Ambiental na Amazônia. Naquela oportunidade, os exames feitos em amostras de águas coletadas pelos acadêmicos confirmaram a existência de coliformes fecais em praticamente toda área de estudo, ou seja, nos sessenta pontos de esgotos existentes na orla de Santarém. As análises foram feitas no laboratório da antiga UFPA, em Santarém. O ponto que mais apresentou grau de contaminação está localizado em frente à Praça Tiradentes, onde funciona precariamente um terminal de cargas e passageiros.(Impacto)