Santarenos usam tecnologia para prevenir assaltos
Centenas de famílias instalam circuito interno de TV, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais
A crescente onda de assaltos que se instalou nos últimos dias está tirando o sono de milhares de famílias em Santarém. Estabelecimentos comerciais, como farmácias, postos de combustíveis, mercearias, supermercados, entre outros, viraram alvo fácil dos assaltantes, em Santarém.Preocupado com a onda de crimes, centenas de famílias instalaram circuito interno de TV, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais, com intuito de prevenir a ação dos bandidos. A iniciativa tem sido fundamental para investigações da Polícia em relação aos assaltos que ocorrem no Município.
Através dessas ferramentas a Polícia já identificou e prendeu várias pessoas acusadas desses crimes.
Na área policial o número de registros também aumentou principalmente as ocorrências de roubos e assaltos. Os últimos assaltos ocorridos em uma distribuidora de bebidas, em um Mini Box, drogarias e outros estabelecimentos a Polícia chegou aos bandidos através das imagens de circuito interno.
Na quinta-feira, 06, a Polícia identificou Rafael Nogueira Almeida, 28, como o autor do arrombamento a um Mini Box no bairro Jutai. Ele é acusado de furtar cerca de R$ 7 mil, do estabelecimento comercial. Segundo a Polícia, o dinheiro não foi recuperado, porém, com Rafael foi encontrado certa quantidade em jóias e um notebook.
Ainda na quinta-feira, 06, a Polícia Civil prendeu o jovem Armando Barbosa Júnior, conhecido por “Júnior”, acusado de praticar diversos assaltos no município de Monte Alegre. Ele estava com a prisão preventiva decretada pelo juiz Tiago Gonçalves, daquele Município. Júnior foi preso quando lanchava em frente à 16ª Seccional da Polícia Civil, em Santarém.
A Superintendência de Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas informou que a situação é atípica e está tendo total empenho dos órgãos de segurança pública para que sejam solucionados os crimes.
Com o período das festas juninas e a grande movimentação de pessoas e dinheiro na cidade a preocupação está em reforçar o policiamento e as estratégias de segurança pública.
No início da tarde de sexta-feira, 07, uma agência de turismo localizada no Centro Comercial, mais precisamente na Rua Siqueira Campos, foi assaltada. Segundo informações da proprietária da agência de turismo, um homem entrou no estabelecimento e anunciou o assalto, que rendeu R$ 16 mil ao assaltante. A Polícia vai utilizar as imagens do circuito interno para identificar o acusado.
Fonte: RG 15/ O Impacto
