segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Que bom!

Polo de distribuição de mercadorias da ZFM em Santarém é aprovado

Em novembro será aberta a licitação em Santarém que vai definir a empresa responsável pelo empreendimento

Zona Franca de Manaus
Zona Franca de Manaus
O prefeito de Santarém Alexandre Von participou, em Fortaleza (CE), da 151ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), órgão que acatou a proposta de  criação do Polo de Armazenamento e Distribuição de Produtos Industrializados da Zona Franca de Manaus, que será instalado em Santarém.  O prefeito definiu o ato como importante, assegurando que “esta é a primeira vez que a Zona Franca de Manaus, coloca um pé no Pará, nos últimos 30 anos, com exclusividade em Santarém”. A proposta é que até o ano que vem o Armazém Geral já esteja em funcionamento.
O resultado faz parte de um protocolo assinado entre os governos do Pará e Amazonas no último dia 10 de setembro, em Manaus. Além do prefeito Alexandre Von, estiveram presentes na reunião ordinária do CONFAZ, o vice-governador do Pará Helenilson Pontes, o secretário de Estado da Fazenda do Pará, Tostes Neto, e do Amazonas, Afonso Moraes.
Ficou definido que no próximo mês será aberta a licitação pública em Santarém, através dos dois estados, que vai definir qual a empresa  que ficará responsável  pela implantação e operacionalização do empreendimento.
O Polo de Armazenamento e Distribuição é uma atividade econômica nova, que vai representar avanços na economia local. Os produtos industrializados da Zona Franca de Manaus, antes de serem distribuídos para os demais estados brasileiros e exterior, passem por armazenagem em Santarém. Essa operacionalização gera recolhimento de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Da mesma forma como ao redespachar para outros estados, gera Imposto Sobre Circulação de mercadorias ICMS (ICMS) para o estado.
O prefeito anunciou  ainda uma segunda parceria com a Zona Franca de Manaus: a entrada dos insumos adquiridos pelas indústrias do Distrito Industrial, para serem processados em Manaus. A exemplo da distribuição de mercadorias, as operações também geram impostos. Ele defende o aprofundamento das parcerias com o governo do Amazonas, onde Santarém, só tem a ganhar.
Alexandre Von disse que o município está aberto a participar das discussões das parcerias entre os estados do Pará e Amazonas. Na construção das parcerias, ficou definido que após o lançamento do edital de licitação pública, o vice-governador Helenilson Pontes, o prefeito Alexandre Von e os dois secretários vão fazer visitas nos municípios de Uberlândia (MG) e Resende (RJ), estados que já sediam estruturas de Armazém geral, com a mesma concepção do que será construído em Santarém.
Essa visita vai servir para que principalmente em Uberlândia, a maior referência  exitosa desse tipo de empreendimento sirva de modelo. “Nós vamos aprender na prática essa operação para que façamos bem feito aqui em Santarém”, ponderou o prefeito Alexandre Von.