quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

110 ANOS DA 1ª IGREJA BATISTA DE SANTARÉM


Foto: IGREJA BATISTA SERÁ HOMENAGEADA NA CÂMARA
No próximo dia 25 de Março de 2014, A Câmara Municipal de Santarém, estará realizando uma belíssima sessão Especial , para prestar honrosas homenagens em comemoração a passagem dos  110 anos da 1ª Igreja Batista em Santarém. A louvável solicitação é de autoria do ilustre e atuante Vereador Marcílio Machado da Cunha.
Síntese - Eurico Alfredo Nelson foi o primeiro missionário evangélico que chegou a Amazônia a bordo do seu barco, búfalo, se embrenhou pelos rios da região com a exclusiva determinação de disseminar o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo à população simples da vasta Amazônia. Em 24 de janeiro de 1904, fundou a Primeira Igreja Batista de Santarém, sendo esta a terceira da região Norte do Brasil. Eurico Nelson a medida que pregava a palavra de Deus e pessoas eram convertidas e batizadas, os preparava para se tornarem líderes e pastores.IGREJA BATISTA SERÁ HOMENAGEADA NA CÂMARA
No próximo dia 25 de Março de 2014, A Câmara Municipal de Santarém, estará realizando uma belíssima sessão Especial , para prestar honrosas homenagens em comemoração a passagem dos 110 anos da 1ª I
greja Batista em Santarém. A louvável solicitação é de autoria do ilustre e atuante Vereador Marcílio Machado da Cunha.
Em sua justificativa o vereador Marcílio, salienta o início de tudo através do Senhor Eurico Alfredo Nelson foi o primeiro missionário evangélico que chegou a Amazônia a bordo do seu barco, búfalo, se embrenhou pelos rios da região com a exclusiva determinação de disseminar o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo à população simples da vasta Amazônia. Em 24 de janeiro de 1904, fundou a Primeira Igreja Batista de Santarém, sendo esta a terceira da região Norte do Brasil. Eurico Nelson a medida que pregava a palavra de Deus e pessoas eram convertidas e batizadas, os preparava para se tornarem líderes e pastores

Seguindo as informações o ilustre edil salienta que: Em Santarém, nesse período, Eurico Nelson conheceu o Senhor Ângelo Cesar de Barros Filho, que de provável perseguidor, passou a ser seguidor do Evangelho de Jesus Cristo. Em 1906 o senhor Ângelo Barros, convicto das verdades eternas, resolveu frequentar a igreja e foi batizado em 1907 aos 47 anos de idade e logo iniciou o seu trabalho no reino de Deus, tornando-se um pregador leigo e companheiro de Eurico Nelson, em suas viagens de evangelismo pelo baixo amazonas.
Em fins de 1908, foi consagrado pastor e aceito como tal para dirigir a Primeira Igreja Batista de Santarém. O Pr. Ângelo Barros, foi casado com dona Cecília Barros e tiveram oito filhos sendo que o ultimo faleceu ainda bebê, são eles: Onésima, Obal, Ofir, Sóstenes, Eliézer e Calebe. Mais tarde, o seu filho Sóstenes Pereira de Barros veio a ser mais tarde um grande líder e pastor desta igreja.
O pastor Sóstenes após formar-se no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife-PE, no ano de 1044, veio para Santarém e aqui encontrou uma igreja pequena com cerca de sessenta crentes. A igreja contava com templo próprio, construído em 1937 no pastoreado de Emídio Bento Alves. O pastor Sóstenes ao assumir o pastorado desta igreja começou a crescer e em pouco tempo, o templo localizado na Av. Galdino Veloso ficou pequeno. Então o pastor Sóstenes começou uma campanha para a construção do novo templo. Todo domingo, cada aluno da Escola bíblica Dominical trazia um tijolo. Todos os membros e participantes da igreja, manifestavam grande satisfação em contribuir com a construção do novo templo.
Homens ajudava a erguer o prédio, as mulheres costuravam as cortinas e toalhas e os adolescentes ajudavam a lixar e encerar o piso. A igreja já contava com mais de 500 membros, quando em 24 de janeiro de 1954, inaugurou o seu templo, todo construído e equipado com recursos próprios. Hoje temos este lindo templo que devemos zelar e conservar muito bem.
Dentre as famílias sustentadoras do trabalho daquela época, podemos citar: os Riker, Franklin, Vanghan, Blair, Sinhá Rebelo, Clemente Silva, Domingos Vieira, Auzier, Marinho e Xabregas.
Ao longo dos 110 anos desta igreja, passaram por aqui inúmeros pastores, missionários e evangelistas como: Emídio Bento Alves, Jefté E. Hamilton, Rev. Parrack, Ângelo Cézar de Barros, Raimundo Nobre, Manoel G. dos Santos, Camilo Lélis de Souza, Izidro Santos Lavrador e Harald Schally, Sóstenes Pereira de Barros, Ubirajara Pereira da Silva, Haroldo Paiva Alves, Masatoshi Sato, Eduardo Sérgio Almeida do Nascimento, Inabel R. Araújo, Antônio Pereira Malta, Melquisedeck Barbosa dos Santos, Eluardo Veloso de Avelar,Almir Coelho da Silva, Elieber Gomes Alvares e hoje está à frente desta igreja o Pr. Almir Manoel da Luz.
Quando na ausência desses pastores, muitos irmãos contribuíram também, não deixando que a obra do Senhor continuasse e por isso merecem destaque na história da PIB/Santarém:
José Ribamar Dutra, Margarida Lemos Gonçalves, Betty Smith, Josué Lira, Dilma Pantoja, Quesia Fragoso Xabregas.
Enquanto a igreja estava a procura de um pastor que viesse assumir definitivamente a direção da igreja, a Junta de Missões Nacionais permitiu que o seu missionário Pr. Hélio Inácio assumisse interinamente o pastoreio da igreja no ano de 2012.
Finalmente, no dia 26 de janeiro de 2013, atendendo as nossas orações, toma posse o Pr. Almir Manoel da Luz como pastor titular da Primeira Igreja Batista de Santarém.
E o trabalho iniciado no coração de um jovem sueco, Eurico Alfredo Nelson, apenas aos cuidados do nosso Deus, continua sendo feito, agora com o Pastor Almir Manoel da Luz, um pastor comprometido com o serviço de Deus.
E assim a obra não termina, mas continua a história. Não sem dificuldades, pois como um lindo hino nos diz “temos por lutas passado, lutas terríveis cruéis, mas o Senhor tem livrado delas seus servos fiéis…”. Então continuamos, a espera do nosso Salvador, sendo servos obedientes.
Continuamos felizes até a vinda de Jesus, e então seremos felizes para sempre.
Pr. Presidente: Almir Manoel da Luz.
Ministro de Musica e Coordenador: Prof. Francisco Manoel de Souza