quinta-feira, 27 de março de 2014

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM EM DESTAQUE

VEJA O QUE ACONTECEU NA SESSÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA (24) NA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM

TEMPO DAS BANCADAS E LIDERANÇAS
(Veja quem usou a tribuna para falar ao povo)
Vereador Emir Aguiar (PR): O vereador cumprimentou a todos. Aguiar falou da Lei Orçamentária que em seu artigo 11 reza que as indicações dos parlamentares serão levadas ao Poder Executivo até o dia 15 de março. Disse que vai discutir a ideia de colocar a questão de prazo dentro da Lei Orgânica Municipal. Segundo ele, Executivo tem prazo até o dia 31 de março para encaminhar suas prestações de contas do exercício anterior ao Tribunal de Contas do Município e a essa Casa. Emir vai apresentar proposta que se tenha prazo até final de abril para que se tenha conhecimento da receita corrente do exercício anterior. Ele citou a PEC 565/2006 que reza que orçamento impositivo é com base em 1% liquido da receita corrente anterior. Segundo Emir, no caso dos vereadores, não se chega a esse valor. Ele quer alterar o prazo previsto e colocá-lo dentro da Lei Orgânica. Emir falou ainda das obras do Programa Federal Minha Casa, Minha Vida. Ele lamentou a situação da obra e pediu que a Casa faça uma visita nas dependências da obra.
Vereador Geovani Aguiar (PSC): O vereador cumprimentou a todos. Lembrou do seu pedido que fez para saber se a secretária municipal de Saúde é vinculada a outro cargo ou função que não a de secretária. Informou que ficou sabendo pela imprensa, especificamente pelo Blog do Jeso, que a secretária adjunta que ganhava "em torno de dez mil reais, e depois que assumiu o cargo de adjunta passou para 21 mil e agora em 2014 já foi para 25 mil reais de salário líquido". Aguiar lembrou que na gestão passada o Ministério Público Estadual cobrou do então secretário Emanuel Silva que exercia duas funções e ele teve que optar por uma apenas. "A adjunta ganha muito mais do que o prefeito", disse. "Em nota de esclarecimento, ela diz que ganha porque trabalha. O plantão no mínimo são 12 horas. Se tem dois plantões e ainda tem quer ser exclusiva onde é que ela arruma tempo?", argumentou. O vereador cobrou a manifestação do governo municipal sobre o assunto, que segundo ele, tem se mantido calado sobre o assunto.
Vereador Rogélio Cebulisk (PSB): O vereador cumprimentou a todos. Lembrou que o vereador Nicolau denunciou ações de fiscalização da SMT (Secretaria Municipal de Transporte) que segundo Nicolau seria ilegal. Cebulisk negou essa suposta ilegalidade e disse que a Secretaria continua fazendo as fiscalizações e que mantém aberto o pedido para diálogo e reunião com os pares da Casa para explicar suas ações. O parlamentar disse ainda que no último final de semana a SMT realizou uma fiscalização na avenida Cuiabá próximo a Tapajós, quando apreendeu dez ônibus que estavam rodando há mais de quinze anos em nosso município com placas de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. "Queremos esses veículos dentro da legalidade para contribuir com impostos para a cidade, haja vista que provocam estragos na malha viária do município", argumentou. "Foram apreendidos e estão aguardando a regularização para serem liberados. Hoje, meio dia terá a reunião com a secretária", emendou.
Vereador Luiz Alberto (PP): O vereador cumprimentou a todos. O parlamentar iniciou sua oratória dizendo que ia participar da reunião com a titular da SMT. Pediu que seja colocado em pauta a equiparação do preço da passagem para Alter do Chão junto a SMT. "Não tem mais explicações que se mantenha preço diferenciado para Alter do Chão. O tratamento tem que ser igualitário", argumentou Alberto. O vereador informou que já "temos mais de cinco bairros em Alter do Chão" e que essas famílias dependem dos coletivos para se locomoverem. Ele não aceita que se cobre o preço de R$ 2,50 e pede que a tarifa seja de R$ 1,90 como ocorre em Santarém. Vereador Junior Tapajós (PMDB): O vereador cumprimentou a todos. Iniciou sua oratória falando dos serviços da Celpa, que segundo ele deixa a desejar. "A Celpa retirou sua estrutura de atendimento ao Lago Grande e não oferece energia 24 horas como previa o governo federal, ", disse Tapajós acrescentando que não repõe os equipamentos queimados dos moradores e não mantém equipe 24 na vila como se comprometeu em audiência pública na Câmara Municipal. "Quem está sofrendo é a população". Tapajós disse que vai solicitar ao setor competente da Prefeitura a volta da equipe permanente da Celpa para a região do Lago Grande. O parlamentar disse ainda que na última sexta-feira esteve nas comunidades de Mentai, São Pedro e São Miguel no rio Arapiuns. As comunidades vão receber obras de ampliação de seus postos de saúde. "Fazer papel do vereador de fiscalizar e vê que a obra iniciou. Chega de obra inacabada em Santarém", disse.
Vereador Henderson Pinto (DEM): O vereador cumprimentou a todos. Henderson falou sobre a ação de capacitação dos servidores públicos que inicia hoje em Santarém. Ele explicou que é a primeira vez que servidores da Câmara vão passar por esse tipo de capacitação, fruto de parceria formada ano passado junto a Escola de Governo da Assembleia Legislativa do estado (Alepa). No ano passado, os cursos foram oferecidos a 80 colaboradores. "Este ano, a partir de hoje, mais uma vez essa Casa dá um a grande passo", comemorou Henderson. Até sexta-feira 394 pessoas (Câmara, Prefeitura e lideranças) participam de cinco cursos nas dependências do CEPES, avenida Turiano Meira. "Cinco cursos com duas turmas de cada curso à tarde e à noite". A capacitação tem ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Santarém. O curso de Excelência de Atendimento ao Público, com 80 inscrições abertas foi o primeiro a ser atendido. Inclusive foram abertas novas inscrições porque a procura foi grande. O segundo curso foi Gestão Estratégicas de pessoas. Terceiro é Educação Inclusiva, para profissionais da educação. O quarto é Elaboração de Projeto e Captação de Recursos. O quinto é Planejamento e Gestão de Indicadores no Serviço Público. As aulas vão de 14h às 18h e de 19h às 22h. No dia 28, ocorre a entrega de diploma de conclusão", explicou Henderson Pinto. "É uma preocupação desta Casa oferecer capacitação aos servidores para nossos funcionários, servidores da Prefeitura e lideranças comunitárias. Eu fico feliz porque a meta era de 300 pessoas, mas já estamos com 380 pessoas inscritas. Fica aqui nosso agradecimento a Escola de Governo. Agradeço à prefeitura de Santarém nas pessoas de Alexandre Von e Maria José Maia pela ajuda que estão nos dando. Os professores são capacitados e totalmente preparadas para ministrar as aulas", emendou o presidente do legislativo. Aos alunos, ele lembra que só pode faltar um dia e que se faltar mais de um dia não poderá receber o certificado. Todos serão convidados para o encerramento do curso no próximo dia 28.
Vereador Mauricio Correa (PSD): O vereador cumprimentou a todos. O parlamentar fez um apelo a SMT (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e lembrou que subiu à Tribuna há dois meses para falar da situação de um cruzamento no Centro da cidade. Cruzamento da Coronel Joaquim Braga com Inácio Correa. "Lá, foi feita uma benfeitoria e o esgoto foi coberto pelo asfalto. Já houve três acidentes gravíssimos porque as placas de Pare estão cobertas por árvores. A preferencial é da Joaquim Braga. Pedi que se colocasse sinalização, aqueles tachões de reduzir velocidade, mas nada foi feito até o presente momento", protestou Correa. "Para o vereador, não há interesse em solucionar o problemas e vidas estão sendo arriscadas, haja vista que ele já presenciou um acidente grave no local. "Das duas uma, ou a Prefeitura não tem interesse em arrumar a situação do trânsito na cidade ou não sei o que está acontecendo. Eu gostaria de deixar nosso apelo mais uma vez nesta Casa. Para que se tome medidas emergenciais naquele cruzamento. O veículo desce a serra do Frei Ambrósio numa velocidade muito grande, não vamos esperar vítimas fatais para resolver. Eu cheguei a ver uma dessas vítimas sendo retiradas das ferragens do carro", finalizou Correa.
Vereador Gerlande Castro (SDD): O vereador cumprimentou a todos. Lembrou que participou de uma reunião com a Arcon na última quinta-feira (20). Ele disse que não deu para entender as atribuições da Arcon, que o representante Paulo Roberto não foi contundente em suas informações. Pediu que fosse realizada uma outra reunião e que convide o presidente da autarquia. Ele criticou a pressa do representante que teve que viajar no mesmo dia. Castro lembrou que oito barcos fazem linha do Curuaí para Santarém e que tem dia que tem de haver mais de um barco. Disse que a classe é forte e que tem que se unir mais.
Vereadora Ana Elvira (PT): A vereadora cumprimentou a todos. A parlamentar usou a tribuna para lembrar da situação de uma moradora de rua que nua se banha em água de esgoto no cruzamento da São Sebastião com a Silvino Pinto. A vereadora diz que passa sempre pelo local e que sempre vê a moradora. Disse que não quer que aconteça com ela o que aconteceu com outra moradora de rua que veio a falecer. Elvira informou que vai encaminhar documento a Semtras (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social) e ao Ministério Público Estadual para que providências sejam tomadas. Ainda usando seu tempo, Ana Elvira falou sobre a situação de algumas discussões com atores da cultura santarena. Segundo ela, eles querem reunir com o prefeito porque o secretário não consegue resolver seus problemas. "O Instituto já foi vítima desse secretário quando disse que o Instituto Maestro Wilson Fonseca não é prioridade do governo municipal. Ele esquece que é patrimônio cultural e que a cultura é nossa porta de entrada. O Instituto tem 18 professores fora da folha de pagamento. Atua em cinco polos e já está se estendo para Óbidos e Juruti. Ajuda os jovens. Tem músicos em Belém frutos desse trabalho. Mas o secretário não cosegue ver esse custo benefício. O Ministério da Cultura condecorou o Instituto com o Prêmio Mário de Andrade. Daí tamanha a sua importância", explicou Elvira.
Vereador Chiquinho da Umes (PSDB): O vereador cumprimentou a todos. Parabenizou a Associação do bairro Novo Horizonte pela realização de sua eleição. Ele lembrou que o colega Luiz Alberto pediu equiparação do preço da passagem de Alter do Chão, mas que até o momento não foi apreciado pelo Conselho Municipal de Transportes. Chiquinho atentou para o fato de que os pedidos feitos pelo vereadores não estão sendo respeitados pelo órgãos que recebem as demandas. "Os secretários que não querem trabalhar tem que pedir pra sair e não voltar mais. Temos que dá uma reposta. Nós precisamos dar esse direcionamento para a sociedade", argumentou. Lembrou que não é de hoje que há o pedido de transferência das placas dos ônibus de outros estados para Santarém. Ele exemplificou a situação de Mojui dos Campos que fez a transferência de 28 placas para o município de Mojuí dos Campos. "O Código de Trânsito diz que tem que trazer pra cá. Então, vamos organizar. Temos que moralizar isso aí. Temos que nos reunir e cobrar", finalizou.
Vereador Ney Santana (PSDB): O vereador cumprimentou a todos. Parabenizou seu colega Marcílio Cunha pelo aniversário e a vila de Curuaí por seus 114 anos. Disse que esteve visitando a vila e percebeu a vontade do povo de emancipar a região. "Tem todos os requisitos para se emancipar agricultura, pesca". Santana lembrou que em Brasília a votação sobre o projeto que regulariza a criação de novos municípios não teve coro. Ele criticou os deputados federais que não tiveram o respeito com a população das regiões que querem se emancipar. Sobre a reunião da quinta-feira (20) com a Arcon, Ney Santana disse que ficou feliz, pois foi a primeira vez que a categoria foi ouvida para mostrar dificuldades e necessidades. "Infelizmente a Arcon não tem credibilidade em nossa cidade. Eles fazem o que querem e não ouvem nossas demandas. Mas acredito que a partir de agora eles vão nos respeitar", concluiu.
TEMPO DAS BANCADAS
Vereador Emir Aguiar (PR): O vereador cumprimentou a todos. Emir voltou a falar sobre as obras do Restaurante Popular. Disse que a ideia é uma das melhores já colocadas em prática no país. lembrou que no Pará apenas os municípios de Ananindeua, Belém e Santarém possuem e que o público alvo são trabalhadores, estudantes, desempregados, moradores de rua e pessoas em situação de risco nutricional. "Implantado desde 2010, o valor da refeição é de R$ 3, 51 e R$ 1,51 subsidiado pela Prefeitura", explicou. Aguiar informou que fez pedido de informação no dia 12 de março sobre a atualização do Portal Transparência e que a atualização já está sendo feita. Emendou dizendo que viu no Portal a informação de que houve pagamento de R$ 21,5 mil para a empresa que oferece as refeições. Disse que não entendeu o pagamento porque o restaurante está fechado desde janeiro para reforma. "Pagamento de R$ 21.500 à empresa que faz as refeições. Sem fazer trabalhos de refeições porque o restaurante está paralisado por 90 dias para reformas", perguntou Aguiar. Aguiar disse que os vereadores estão sendo cobrado pela imprensa para fiscalizar a obra. Ele solicitou uma visita à obra. Disse que a empresa Tapari que ganhou a obra no valor de R$ 363 mil. "Iniciou 6 de janeiro e término 6 de abril". Ele citou o trecho do jornal que criticou a lentidão da obra. "Obra do Restaurante Popular está que nem passeata de preguiça". "Quem é prejudicada é a população ribeirinha que vem com dinheiro contado para comer ali", finalizou.
Vereador Nicolau do Povo (PP): O vereador cumprimentou a todos. Nicolau criticou algumas irregularidades no serviço concedido pelas agências do Banco do Brasil. Ele citou o caso de um cliente que teve o dinheiro retido pelo caixa eletrônico. "Foi chamado o gerente e houve a promessa de estorno do dinheiro, mas isso não aconteceu". Segundo ele, o cliente fica prejudicado, principalmente quem vem do interior da cidade. Lembrou que já reclamou das máquinas do Banco do Brasil que ficam sem dinheiro nos finais de semana. Nicolau disse que já presenciou idosos reclamando do mal atendimento das agências.
Vereador Gerlande Castro (SDD): O vereador cumprimentou a todos. Parabenizou a vila de Curuaí, no Lago Grande, por seus 114 anos de fundação. Falou sobre o sonho que a região tem de se emancipar. "Tem condições para isso". Ainda usando seu tempo de bancada, Castro pediu que se cobre do Incra (Instituto acional de Colonização e Reforma Agrária). Para ele, o Instituto recebe muito recurso para trabalhar pela região e está apresentando pouco trabalho. "O Incra precisa trabalhar pelo nosso município". Ele informou que o prefeito de Santarém já recuperou mais de 500 km de ramais sem o apoio do Incra. Castro disse ainda que o governo municipal está trabalhando na área de Cultura e que fez um belíssimo Çairé este ano. Para ele, o prefeito não deve ser culpado por algo infeliz que algum secretário tenha falado à imprensa.
Alailson Muniz
ASCOM DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM