quarta-feira, 26 de março de 2014

INGRISILHA NA COLETA DE LIXO EM SANTARÉM

Justiça anula licitação para coleta de lixo em Santarém

Terraplena ganhou licitação, mas empresa Clean Service entrou com Mandado de Segurança

Terraplena ganhou licitação, mas empresa Clean Service entrou com Mandado de Segurança
Terraplena ganhou licitação, mas empresa Clean Service entrou com Mandado de Segurança
A empresa que venceu a licitação para a coleta de lixo em Santarém e iniciou os trabalhos na semana passada teve o contrato rescindido através de um mandado de segurança expedido pela 8ª Vara da Comarca local, na última sexta-feira, 21. Após vencer a licitação, a Terraplena assumiu neste mês os serviços de coleta de lixo com a proposta de resolver os problemas em um curto espaço de tempo.
A decisão foi tomada pelo juiz Marcelo Góes de Vasconcelos. O mandado de segurança foi impetrado pela empresa Clean Gestão Ambiental, que prestou o serviço na cidade durante a gestão da prefeita Maria do Carmo e até o início deste mês, no governo de Alexandre Von.
A nova empresa está em processo de admissão de funcionários, com expectativa de contratar 200 pessoas para seu quadro, segundo o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Edilson Pimentel. A licitação realizada no final de 2013 previa a coleta regular de lixo residencial, hospitalar e a coleta seletiva, gerenciamento do aterro sanitário, além da manutenção da drenagem das águas da chuva. Porém, enquanto a empresa se instala completamente na cidade irá atender apenas a demanda do lixo doméstico.
Pela proposta, a vila de Alter do Chão e comunidades situadas às margens da BR-163 e rodovia Curuá-Una serão atendidas pela coleta domiciliar. Atualmente quem faz esse trabalho é a própria Seminfra.
A coleta de lixo foi um grande problema em 2013. Muitos bairros chegaram a ficar semanas sem o serviço por conta de problemas com os veículos da empresa responsável. Os moradores sofreram com o mau cheiro e a presença de urubus atraídos pelo lixo espalhado pelas ruas da cidade.
APRESENTAÇÃO: Em cerimônia realizada no dia 14 deste mês, a Prefeitura de Santarém, através da Seminfra, apresentou oficialmente à população os equipamentos da nova empresa de coleta de lixo e limpeza pública: Terraplena. São oito novos caminhões que iniciaram a coleta do lixo domiciliar, quatro micro tratores que atuam em locais de difícil acesso e um veículo específico para a coleta de resíduos hospitalares. As operações da Terraplena iniciaram oficialmente no dia 15 deste mês.