segunda-feira, 7 de abril de 2014

...Acabar uma coisa que sempre foi imprestável. Já vai tarde!

Programa “Luz para todos” pode acabar no Pará

Secretário Nicias Ribeiro confirmou suspensão do programa no estado do Pará

Secretário Nicias Ribeiro
Secretário Nicias Ribeiro
A retirada da cobrança das Contas de Consumo de Combustível-CCC; Conta de Desenvolvimento Econômico – CDE e da Reserva Global de Reversão – RGR do talão de energia dos brasileiros, está ameaçando acabar o Programa Luz para Todos.  O recolhimento destas taxas através do talão de energia do consumidor ajudava a Eletrobrás a fazer caixa e com este dinheiro a empresa mantinha o Programa Luz para Todos. Devido a retirada destas taxas, a Eletrobrás ficou sem caixa e as empresas que fornecem energia nos Estados estão sem dinheiro para manter o Programa Luz para Todos.
No caso do Pará, a Rede Celpa não tem caixa para executar o programa. Com isso, está suspenso o Programa Luz para Todos.
Procuramos o Secretário Estadual de Energia no Pará, Nicias Ribeiro, que confirmou a suspensão do Programa e disse que como Secretário e preocupado com o Programa Luz para Todos no Estado enviou ofício ao Ministro das Minas e Energia, solicitando o empenho junto ao Ministro da Fazenda para que o Tesouro Nacional repasse à Eletrobrás os recursos financeiros na ordem de R$ 130 milhões, para que a holding do setor elétrico possa honrar o contrato com a Celpa, consoante ao Programa LUZ PARA TODOS, referentes a 1ª Parcela da 5ª tranche e a 2ª parcela dos contratos específicos de Belo Monte, que foram assinados no ano passado (2013).
O  Mesmo documento foi encaminhado ao Chefe de Gabinete Civil da Presidente da República, apelando no sentido de agilizar junto ao Ministro da Fazenda a liberação de dinheiro para manter o programa no Estado do Pará.
Fonte: RG 15/O Impacto e Luiz Sadeck