quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pirarucu o bacalhau da Amazônia...

Estudo indica Bacalhau da Amazônia como experiência exitosa

 “Esse manejo de pirarucu tem elevado significativamente a renda daquela gente”, disse Vanessa Grazziotin
“Esse manejo de pirarucu tem elevado significativamente a renda daquela gente”, disse Vanessa Grazziotin
O estudo “Unidades de Conservação e o Falso Dilema entre Conservação e Desenvolvimento”, elaborado por especialistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), aponta o manejo de pirarucus na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá como uma experiência de êxito entre as unidades de conservação (UCs) no Brasil.
A citação foi feita pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) ao discursar nesta terça (29) no plenário do Senado. Segundo ela, o projeto do Bacalhau da Amazônia surgiu da necessidade de explorar os recursos naturais da floresta de forma sustentável.
“Esse manejo de pirarucu tem elevado significativamente a renda daquela gente”, disse Vanessa Grazziotin, para quem o BNDES cumpre papel importante como um dos financiadores do projeto. O banco estuda a liberação de R$ 40 milhões para o adensamento da cadeia produtiva e a construção de uma nova fábrica do pescado em Fonte Boa.
A senadora diz querer no futuro dar a notícia de que a maior renda do Amazonas vem no manejo sustentável da floresta e não das indústrias da Zona Franca de Manaus