Centro Pop divulga avaliação de seis meses de funcionamento
Instituição já realizou mais de três mil atendimentos, com uma média de 30 pessoas por dia
O Centro Pop abriu as portas no dia 31 de janeiro de 2014 e já realizou mais de três mil atendimentos, com uma média de frequência de quase 30 pessoas por dia (exatos 28,4). Entre os números apresentados, destaque para mais de 40 pessoas que iniciaram o processo de reconstrução pessoal e familiar, 12 pessoas inseridas na Educação (ensino regular e profissional-tecnológico) e outras sete inseridas no mercado de trabalho. Veja os números:
• 209 pessoas, em situação de rua, passaram pelo Centro Pop;
179 pessoas, em situação de rua, foram atendidas pela abordagem de rua;
154 pessoas, em situação de rua, foram cadastradas (com informações e atendimento técnicos);
72 pessoas, em situação de rua, estão sendo acompanhadas pelo Centro Pop;
47 pessoas, em situação de rua, iniciaram o processo de reconstrução pessoal e familiar;
44 pessoas, em situação de rua, já estão com a documentação completa;
19 pessoas, em situação de rua, foram inseridas no CADÚNICO;
796 procedimentos na área da saúde (consultas clínicas e especializadas, exames, cirurgias e medicação, além de cadastro em Unidades Básicas de Saúde);
02 pessoas, em situação de rua, faleceram;
07 pessoas, em situação de rua, foram inseridas na educação (cursando ensino fundamental ou médio);
05 pessoas, em situação de rua, foram matriculadas no Pronatec;
07 pessoas, em situação de rua, foram inseridas no mercado de trabalho.
A secretária de Trabalho e Assistência Social, Zuíla Wanghon, reitera os procedimentos adotados pelo Centro Pop para que uma pessoa em situação de rua possa ser assistida. “A primeira coisa é que a pessoa em situação de rua tem que ter vontade de vir ao Centro Pop. Não se pode impor essa presença. Diariamente, os profissionais fazem a abordagem de rua, e tenta-se convencer a pessoa, mas ela precisa querer. Um fator importante é que ela precisa estar sóbria, para começar a participar de todo serviço diário com as oficinas e as atividades praticadas”, explica a secretária.
Na ocasião, o prefeito Alexandre Von informou que foi definida uma parceria entre a Prefeitura, através da Semtras/Centro Pop, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para oferecer cursos, a partir das demandas de quem é assistido pelo Centro Pop.