sexta-feira, 29 de agosto de 2014

ITAITUBA 12 DE ANALFABETOS...

Vergonha: Pesquisa aponta Itaituba com 12% de analfabetos

O município de Itaituba só fica à frente de Rurópolis, aonde o índice de analfabetismo é de 16,2%

Prefeita Eliene Nunes, que é professora, mostra o descaso com a educação do Município, como mostra o gráfico
Prefeita Eliene Nunes, que é professora, mostra o descaso com a educação do Município, como mostra o gráfico
Numa cidade aonde a atual prefeita Eliene Nunes é professora e foi Secretária de Educação por dois mandatos na gestão do ex-prefeito Roselito Soares, a notícia soa como um contrasenso.
Um relatório exibido pelo Ministério de Planejamento no decorrer de uma oficina para debater as perspectivas do futuro do Tapajós mostrou um cenário nada animador com números que preocupam. Os números mostram que 12,5% da população do município Itaituba, no Oeste do Pará, é analfabeta, quando também este mesmo índice, 12,5%, é registrado no município de Aveiro.
O município de Itaituba só fica à frente de Rurópolis, aonde o índice de analfabetismo é de 16,2%; e no Trairão o índice chega a 17,8%. O pior índice de analfabetismo é de Jacareacanga, com 25,9% e o Município com o menor índice é Novo Progresso, com 8,1%. Em termos de pobreza o município de Aveiro é o que apresentou a maior taxa de extrema pobreza, com 50,1%. Seguido de Jacareacanga que tem um índice de 37,4%. Itaituba tem 14,2%; Rurópolis, 25,3%; Trairão, 22,1% e Novo Progresso, 25,1%.
O relatório ainda revela um dado que demonstra que os municípios da região pouco tem avançado no seu desenvolvimento, já que Aveiro, Jacareacanga e Itaituba, são os que mais recebem o beneficio do Programa Bolsa Família. Novo Progresso, além de ser considerado a nova fronteira agrícola, também carrega a triste marca de ser o mais violento da região com elevadas taxas de mortalidade por homicídio, ao contrário de Aveiro e Ruropólis que são considerados na pesquisa como os municípios mais tranqüilos para se viver, com os menores índices de violência.