Aécio Neves chega ao segundo turno em excelentes condições. Para ganhar, talvez nem precise da bala de prata que seria o vazamento do depoimento do doleiro Alberto Youssef – muito achavam que só com a delação vindo a público o tucano teria alguma chance contra a azeitada máquina petista.
Isso tudo ficou no passado. Mas para conseguir a vitória o grande desafio de Aécio Neves a partir de agora é conquistar os pobres, os menos escolarizados e o Nordeste, que em sua maior parte estão com Dilma Rousseff. Sem falar para esse público, nada feito.
Aécio Neves precisa encontrar um discurso que mantenha com o PSDB a classe média tradicional, e agregue os pobres, os menos escolarizados e o Nordeste.
Historicamente, o PSDB tem dificuldades em focar o discurso nesta direção. Fala bem contra a corrupção dos governos petistas, é crítico em relação aos desvarios da economia, mas não consegue sintonia com as classes D e E. Deixou essa turma para o PT monopolizar – um erro antigo que, se não for corrigido, fará o PSDB morrer na praia.