sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

5 presentes para Dona Dilma

Cinco presentes de Natal muito úteis para Dilma

Difícil presentear uma presidente da República. Há até uma resolução da Comissão de Ética Pública impondo limitações. Vão abaixo cinco sugestões de mimos que podem ser dados a Dilma Rousseff sem ferir as normas:
1. Sabonete: uma mão lava a outra, dizem os aliados ao trocar espaço na Esplanada por apoio congressual. Depois, descobre-se que o resto continua sujo.
2. Um frasco de Autocrítica: é menos prazeroso que o autoelogio. Mas permite à autoridade notar que também está sujeita à condição humana.
3. Meio quilo de senso de ridículo: já pensou que Brasil extraordinário teríamos se, de repente, um surto de ridículo se abatesse sobre Brasília?
4. Lentes novas: governos têm dois tipos de aliados: os ruins e os muito piores. O segredo está em discernir uns dos outros. Não é fácil. Os gatunos ficam cada vez mais pardos. Mas, com boas lentes, pode-se reconhecer um rato mesmo num gato.
5. Vídeo: compacto com os melhores momentos do depoimento do delator Paulo Roberto Costa ao juiz Sérgio Moro, em 8 de outubro. Trecho obrigatório: “Se houve erro —e houve, não é?— foi a partir da entrada minha na diretoria [de Abastecimento da Petrobras] por envolvimento com grupos políticos, que usam a oração de São Francisco, que é dando que se recebe. Eles dizem muito isso. Então, esse envolvimento político […] é uma mácula dentro da companhia…”