sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PARÁ LIDERA A LISTA DO TRABALHO ESCRAVO NO NORTE DO PAÍS

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, hoje, a lista com um balanço sobre ações fiscais de combate e resgate de trabalhadores e trabalhadoras em situação de trabalho análogo ao escravo em 2014 no país. O Ministério realizou 248 operações fiscais e resgatou cerca de 1.590 trabalhadores nessa situação.
Parcerias
Segundo a Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), as parcerias realizadas para essas ações de combate ao trabalho escravo reforçam as ações do MTE e atingem um nível de proximidade da sociedade, que permitem ações mais eficazes sobre essa questão.
Parcerias: Ministério da Defesa, Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Essas estatísticas atualizadas decorem de ações de fiscalização das equipes do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), diretamente vinculadas à Detrae e também da atuação dos auditores fiscais do Trabalho lotados nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) em todo país.
Norte
A Região Norte, que na tabela do balanço do MTE compreende os estados do Acre, Amazonas, Roraima e Tocantins, destacamos o Pará como o líder do trabalho escravo na Região. Foram cerca de 28 ações fiscais  com 107 casos identificados. No estado do Pará houve o segundo maior número de operações fiscais do país no ano de 2014.