quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PMS INTENSIFICA AÇÕES EM ALTER DO CHÃO

Para evitar o aumento de casos de doenças de veiculação hídrica e/ou alimentar na Vila de Alter do Chão a Prefeitura de Santarém intensifica ações nas áreas de saúde, saneamento, infraestrutura mobilidade e trânsito.
  A SEMINFRA vem promovendo ações de limpeza e coleta de resíduos domiciliares, com frequência diária, estabelecida pelo Município desde o mês de dezembro último, com uso de caminhão coletor. Para a deposição de lixo, foi providenciada a colocação de 12 contêineres de 240 litros para a Praça do Çairé e quatro unidades de 240 litros na Praça Sete de Setembro. Estão sendo disponibilizados 40 banheiros químicos que foram distribuídos em vários pontos da Vila de Alter do Chão.
A Secretaria de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA), intensifica ações de fiscalização nas Áreas de Preservação Ambiental (APA); monitoramento de criação de aves e animais nas margens dos igarapés que deságuam no Lago Verde, dentre outras ações potencialmente poluidora que possam trazer algum tipo de dano à vida humana.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), através da Divisão de Vigilância Sanitária (DIVISA), já iniciou a programação de vacinação em crianças, palestras educativas sobre as formas de prevenção a Hepatite A, monitoramento de água para consumo humano em pontos estratégicos, coleta de material biológico para confirmação ou descarte de casos suspeitos de Hepatite A e distribuição de hipoclorito de sódio. O Centro de Zoonoses trabalha na captura de animais errantes e na proibição e circulação destes na praia. Além disso, são realizadas vistoria de estabelecimentos sujeitos à fiscalização sanitária.
A Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) realiza curso de manipulação de alimentos para os profissionais do segmento de bares e restaurantes, além de parceria com a Associação dos Empreendedores de Turismo em Alter do Chão (AETA), para instalar 20 placas com mensagens educativas e de sensibilização quanto às boas práticas de higiene e educação ambiental.
  Já a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Marinha trabalham na fiscalização de atracações de balsas, uma vez que está proibida a ancoragem e a circulação de embarcações, inclusive balsas e catamarãs, que despejem seus resíduos diretamente nas águas onde navegam, em toda a extensão compreendida da Praia do Cajueiro, orla, Ilha do Amor e Lago Verde, na Vila de Alter do Chão. Fica estabelecido a Praia do Centro de Atendimento ao Turista, no trecho entre as Ruas Pedro Teixeira e Lauro Sodré, o local de atracação de embarcações.
 A Prefeitura reitera que está atenta e vem adotando medidas práticas para resguardar a saúde da população da Vila de Alter do Chão e de seus visitantes, zelando por esse patrimônio que é de todos nós.(ascom/pms)