sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Vereador denuncia médicos que cobram pelo SUS

Nicolau do Povo pede criação de CPI para investigar denúncia


Vereador Nicolau do Povo
Vereador Nicolau do Povo
O vereador Nicolau do Povo, em contato com nossa reportagem, informou que denunciou na tribuna da Câmara de Vereadores de Santarém, um problema já antigo dentro do Município: A cobrança em procedimentos médicos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Para Nicolau, a longa fila de espera e a necessidade da recomposição imediata da saúde têm levado a população a desfazer-se de suas economias, para pagar pelos referidos procedimentos. O parlamentar destacou que “não se pode generalizar e condenar a classe médica, porém, a prática parece mais corriqueira do que se imagina e as denúncias chegam de pessoas humildes, usuárias do serviço público de saúde”.
O Vereador apresentou documentações com alguns dos motivos para o desespero da população, dentre os quais, a longa fila de espera para realização dos procedimentos cirúrgicos. No calor das argumentações, foi suscitada a possibilidade de se formar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para fazer frente às investigações, haja vista tratar-se de assuntos com interesse direto do Município e envolvimento de verbas públicas.
O Vereador finalizou seu pronunciamento alertando que está colhendo informações mais detalhadas, cuja conclusão encaminhará à comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Secretaria e Conselho Municipal de Saúde, além dos Ministérios Públicos Federal e Estadual.