quarta-feira, 25 de março de 2015

MOVIMENTO CONTRA A CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICAS NO RIO TAPAJÓS

Protesto aconteceu na tarde de domingo, na Praça do Pescador


Protesto contra construção de usinas no rio Tapajós
Protesto contra construção de usinas no rio Tapajós
O Dia Mundial da Água foi marcada com um protesto, na tarde de domingo, 22, organizado por movimentos populares, encabeçada pelo Movimento Tapajós Vivo (MTV) e pela Pastoral Social da Diocese de Santarém. O protesto teve como objetivo chamar a atenção da sociedade em geral e, principalmente das autoridades, para a problemática que os povos da Amazônia, especialmente na região do Tapajós terão pela frente em conseqüência dos empreendimentos hidrelétricos previstos para serem construídos no local, entre eles, a Usina de São Luiz do Tapajós, próximo ao município de Itaituba.
Com o tema intitulado “Quem gosta de nós somos nós, este rio é nossa vida – defender a vida do rio Tapajós é defender nossa própria vida!”, os ativistas se concentraram na Praça Tiradentes. Portando cartazes e faixas, eles saíram em caminhada pela Avenida Tapajós até a Praça do Pescador, chamando atenção para os impactos ambientais que a região vai sofrer com a implantação de hidrelétricas.
O ato público denominado “Manifestação popular em defesa do rio Tapajós e de seus povos” foi organizada pelo MTV e contou com o apoio de outras instituições e entidades sociais. “O Rio Tapajós está sendo ameaçado com a construção dessas hidrelétricas então é importante todos os segmentos da sociedade estarem juntos nessa luta. A gente precisa fortalecer essa luta para mostrar que realmente tem pessoas preocupadas com a defesa do ambiente”, ressaltou uma das coordenadoras do movimento, Valéria Bentes.
Fonte: O Impacto