quinta-feira, 26 de março de 2015

Vereador EMIR AGUIAR parabeniza 4º Grupamento de Bombeiros pela passagem dos seus 21 anos em Santarém


MOÇÃO DE FELICITAÇÕES E PARABÉNS Nº.              /2015.
Senhor Presidente,
 4° GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MILITAR EM SANTARÉM – COMPLETA 21 ANOS DE FUNDAÇÃO.
Nos termos do artigo 57; V, do Regimento Interno desta casa e depois de ouvido o Douto Plenário, requeiro, que seja encaminhado VOTOS DE FELICITAÇÕES E PARABÉNS ao 4° GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MILITAR EM SANTARÉM, pela passagem dos seus 21 anos de existência servindo a nossa região, que ocorre neste 26 de março.
Justificativa
Senhoras e Senhores Vereadores, O 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Santarém iniciou uma vasta programação para marcar as comemorações dos seus 21 anos de relevantes serviços prestados à população santarena.  Daí  por que, não poderíamos  também, deixar de nos manifestar com respeito a tão elevada e conceituada instituição militar , que vem servindo nossa cidade e região com atenção, dedicação na área da segurança pública e do bem estar social de nossa gente, nesta data comemorativa aos seus 21 anos de profícua existência, cujo lema é “Vidas Alheias Riquezas a Salvar”. Parabéns, portanto ao 4° GBM, pela passagem festiva dos seus 21 anos de existência servindo nossa comunidade e região.
UMA SÍNTESE DA HISTÓRIA
No Pará a história do CBMPA começou no dia 24 de Novembro de 1822 quando o Governador Justino Ferreira Carneiro assinou o decreto nº 1074 que regulamentava o Corpo de Bombeiros Militar do Pará com um contigente de 29 homens vinculado a Polícia Militar. Hoje o CBMPA está cada vez mais presente na vida dos paraenses através de unidades espalhadas por todo o Estado. Por quase 21 anos o Corpo de Bombeiros esteve vinculado a Polícia Militar e com a Promulgação da Constituição Estadual de 05 de Outubro de 1989 foi determinado a desincorporarão, recebendo o nome de Corpo de Bombeiros Militar do Pará ganhando autonomia e novo regime jurídico, subordinado diretamente ao Governador do Estado. O “braço social” da corporação é o Projeto Escola da Vida que promove o resgate social de menores da comunidade.
O Corpo de Bombeiros de Santarém começou efetivamente com a criação do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente com a inauguração do quartel no dia 26 de março de 1994 quando foram formados duas turmas de soldados bombeiros da própria região.
Podemos analisar o Corpo de Bombeiros de Santarém em duas fases distintas, a primeira remonta até 1977 quando foi implantado nas dependências do 3º BPM, e a segunda após a desvinculação em 1990 quando a CORPORAÇÃO deixou o quartel da Polícia Militar e foi abrigada gentilmente no Aeroporto de Santarém.
Hoje, em um quartel de arquitetura moderna situado na Avenida Dom Frederico Costa no bairro da Prainha, é considerado o quartel modelo não só por sua arquitetura, mas sim pelos seus militares que prestam um excelente serviço à comunidade santarena.
Que cópia da presente manifestação seja dada conhecimento ao Comandante da Instituição, extensivo a todos os seus bravos e destemidos soldados.

Sala das Sessões, Plenário do Palácio Tapajós,            de março de 2015.

  
EMIR AGUIAR
Vereador – LÍDER DO  PR