sexta-feira, 24 de abril de 2015

AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO

ESCOLAS QUILOMBOLAS PASSAM POR PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO
Algumas escolas quilombolas estão passando pelo processo de autorização de funcionamento, o procedimento é feito pelo Conselho Municipal de Educação através de visitas que são realizados nos estabelecimentos de ensino.
A autorização consiste na comprovação das condições físicas, didático-pedagógicas e de profissionais habilitados para oferta e implementação de determinada etapa de Educação Básica.
O conselho municipal de educação é um órgão que possibilita a participação e o controle social das políticas educacionais, reunindo representantes da comunidade escolar e da sociedade civil. Embora não exista legislação federal que determine sua criação, a existência do conselho como instituição encontra respaldo na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96 e na Lei 10.172 de 09/01/01, sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).
A equipe de inspeção estará realizando visitas nas Escolas: Nossa senhora De Santana – Quilombo Arapemã, Escola São José – quilombo Ituqui, Escola Nossa Senhora do Livramento – Quilombo do Saracura, Escola São Pedro – Quilombo do Bom Jardim.

As visitas serão realizadas nesta quinta-feira, 23 de abril, a equipe da SEMED e do Conselho Municipal de Educação, sairá às 6h30 em direção a Escola São José, a primeira a ser visita e o encerramento será na Escola Nossa Senhora do Livramento.