sexta-feira, 10 de abril de 2015

SINTEPP na Câmara

SINTEPP discute a greve dos professores na Câmara de Santarém


SINTEPP discute a greve dos professores na Câmara de SantarémPara expor todo a problemática que resultou na greve dos professores, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará – SINTEPP (Santarém) reuniu na manhã desta quinta-feira, 09/04, com a Câmara de Vereadores de Santarém.
Por que a greve- Em entrevista a ASCOM/CÂMARA, a professora Izabel Marinho, coordenadora do SINTEPP em Santarém e membro da regional da entidade, relata o porquê da audiência com os vereadores e justifica as razões pelas quais os professores da rede estadual estão em greve.
Segundo Izabel Marinho, a greve contextualiza não só professores, mas toda a classe trabalhadora da educação estadual. “Hoje são 106 municípios em todo o Estado do Pará que aderiram à greve, temos uma pauta oficial que contempla 30 itens, com alguns deles de maior relevância”, esclarece.
Marinho destaca como os principais pontos da reivindicação grevista:
“Unificação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR), reajuste do piso nacional de salário, reforma das escolas, a gestão democrática (muitos professores foram eleitos para direção das escolas e até o momento não foram nomeados para o cargo), especificamente para Santarém, o cumprimento da jornada de trabalho dos vigias, já que a sua remuneração não condiz com a jornada de trabalho que eles têm hoje.
“Além desses itens temos outros, como por exemplo: a falta de servidores nas escolas, o que requer um concurso público; temos ainda a pendencia da lotação de 2015, um dos pontos mais polêmicos na mesa de negociação”, acrescenta.