segunda-feira, 29 de junho de 2015

DENÚNCIA

 Estado abandona Corregedoria da PM em Itaituba

Ten. Cel. Robson Wilson dos Santos, Corregedor, mostra sua insatisfação com o descaso


Ten. Cel. Robson Wilson dos Santos, Corregedor da PM em Itaituba..
Ten. Cel. Robson Wilson dos Santos, Corregedor da PM em Itaituba..
Quando foi noticiado que Itaituba ganhou sua própria Corregedoria anunciada no plenário da Câmara Municipal, não faltaram elogios ao Estado. Mas 30 dias após o anúncio ela ainda não conseguiu sair do papel. Sem a mínima infraestrutura a Corregedoria só está funcionando mesmo precariamente graças ao Fórum que cedeu uma das suas salas e a Câmara que apoiou com transporte.
Mas o corregedor Ten. Cel. Robson Wilson dos Santos ao apresentar seu relatório dos 30 dias também deixou claro sua insatisfação pela total falta de condições de trabalho, inclusive está condicionando sua permanência à frente da Corregedoria, se o Estado montar a estrutura necessária em Itaituba, caso não monte continuará em Belém enquanto outro deverá ser indicado para a função.
Nesses trinta dias o Corregedor percorreu regiões de garimpos, inclusive apurando sobre suposta participação de policiais militares nas operações que resultaram na queima de equipamento, motores e acampamentos de garimpeiros que estava extraindo ouro na região considerada de proteção ambiental no Jamanchinznho.
Mas após visitar Água Branca, Jamanchinziho e Crepurizão, o Corregedor disse que não houve a participação de policiais militares, mas sim somente de homens do IBAMA e da Força Nacional.
O Corregedor elaborou um vasto relatório acompanhado de registro fotográfico para sensibilizar seus superiores quanto à necessidade premente de equipar e estruturar a Corregedoria em Itaituba, sob pena da mesma, mesmo existindo no papel e numa precária estrutura, não terá como desenvolver seu papel, até mesmo em face de não ter sua plena autonomia, já que também não pode funcionar no interior de quartéis.
Os vereadores Wescley, Orismar e Cebola, que prestigiaram a apresentação do Coronel, consideram de grande importância que a Corregedoria possa contar com toda estrutura necessária para realizar seu trabalho.