A carta que obtivemos com exclusividade é endereçada ao presidente do partido Flexa Ribeiro.
Nela Couto diz estar constrangido em ter de chegar a essa situação, e avisa que a decisão é irrevogável pois esgotou todas as possibilidades de permanecer na legenda.
Lembra que o mesmo aconteceu com Almir Gabriel, que diz  ter  sido “duramente castigado no final de sua carreira política”.
Mário diz que “‘é duro esse momento, imposto pelo Governador do Pará”. Lembra seu trabalho no partido, os cargos que ocupou e chama o PT de “mais perverso inimigo da pátria”.
No entanto ele lembra que não está encerrando sua carreira e diz ter “fome” de política. Em determinado momento diz que “tem sede de mostrar o que sei ao povo, de desmascarar os que pensam que por muito tempo podem encobrir a farsa”.
E termina dizendo que “‘tem a certeza de que será amigo por toda a vida do presidente nacional do partido”, Aécio Neves.
Falei com o ex senador ontem. Perguntei para qual partido ele estaria indo. “- Não decidi, apenas sei que até o meio de setembro vou me filiar.”
Perguntei se é verdade que ele vem mantendo conversas com Helder Barbalho. “- É verdade sim, fui muitos anos do PMDB, sempre me dei bem com o Helder, uma liderança jovem, não descarto a possibilidade de ir para lá, mas confesso que tive outras conversas com outros partido e de verdade, ainda não defini isso. Apenas defini sair do PSDB, que tem um Governador  hoje que destruiu  minha possibilidade de reeleição ao senado, como fez com Almir, que tentou voltar ao Governo mas não conseguiu porque foi abandonado no meio do caminho por esse mesmo homem.””