Como canal ideal para resolver as pendências e demandas da saúde, o vereador Dayan Serique (PPS), em seu pronunciamento na tribuna, sessão da segunda-feira, 23/11, defendeu o fortalecimento da ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santarém. 
De acordo com Dayan, o trabalho da ouvidoria do SUS, é um serviço em rede que engloba as Secretarias de Saúde e do município de Santarém. Para Serique a ouvidoria é um canal de beneficio da população. Pediu a mesa diretora da Câmara que possa também divulgar essa ferramenta, já que segundo ele, a população precisa saber. “Estou fazendo uma indicação ao Poder Executivo, para que crie e divulgue o número de acesso a ouvidoria do SUS em nível da saúde pública municipal”, enfatiza.
Círio – Em continuidade a sua fala na tribuna, Dayan Serique fez questão de destacar que mesmo não sendo católico, participou do 97º Círio de Nossa Senhora da Conceição. Disse que se sentiu honrado em estar presente junto com a população católica. “Vi pessoas chorando, rezando e tudo aquilo que aproxima o homem de Deus, é importante”, contextualiza Serique. Segundo Dayan houve divergências quanto ao número de participantes. Mas em seu entendimento, isso não deve ser motivo de preocupação, o importante para ele é a fé e a devoção.
O vereador aproveitou o espaço da tribuna, para pedir a toda a população que aproveite esse momento de espiritualidade, para que cada um possa fazer a sua parte, ajudando a construir uma Santarém melhor e mais humana.
Para o vereador Dayan, o círio não chegou à edição 97º somente pela religiosidade, mas é um evento que carrega uma tradição cultural e histórica. Em seu entendimento é um momento em que as pessoas buscam a religiosidade, para se aproximar de Deus. Ele aproveitou para parabenizar todas as pessoas que participaram e a coordenação pelo sucesso do evento