segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Praticantes de rapel divulgam as belezas naturais de Santarém

Grupo de adeptos do esporte radical participou de escaladas na Serra da Matinha, no domingo


Prática de rapel na Serra da Matinha em Santarém
Prática de rapel na Serra da Matinha em Santarém
Com o intuito de praticar esporte radical e de divulgar as belezas naturais de Santarém, o grupo de praticantes de rapel Aventura Segura na Amazônia (ASA), esteve na tarde do último domingo, 10, na Serra da Matinha, onde desenvolveu técnicas voltadas a escalada em rochas.
Sob coordenação do instrutor de rapel e bombeiro civil, Williames Tavares, o grupo existe há 7 anos e se reúne aos sábados e domingos, para praticar o esporte em áreas consideradas pontos estratégicos, como a Serra da Matinha, Serra da Comunidade de São Bras, na região do Eixo-Forte e a Serra Piroca, em Alter do Chão.
Susane Miranda de Souza é uma das integrantes do grupo ASA, que pratica rapel em Santarém
Mulheres fazem parte do grupo ASA, que pratica rapel em Santarém
No segundo semestre de 2015, o grupo ASA participou de um comercial da Jeep, gravado na Serra Piroca, em Alter do Chão. Hoje, o comercial está sendo divulgado em cadeia nacional, nas principais emissoras de televisão do Brasil.
Além de rapel, o grupo também pratica tirolesa e arborismo (plataforma montada no alto das árvores). “Eu pratico há quatros o esporte e gosto muito. Também participei do comercial da Jeep, na Serra Piroca, em Alter do Chão. Fazem parte do grupo seis pessoas entre homens e mulheres. A faixa etária para se fazer a atividade pode ser de criança até adulto”, destaca a técnica em segurança no trabalho, Susane Miranda de Souza, acrescentando que quem deseja participar do grupo paga apenas uma quantia entre R$ 35 e R$ 40,00.
Além disso, segundo Susane, o grupo ASA disponibiliza equipamentos, instrutores e socorristas. “A subida da serra é como se fosse uma trilha, é a primeira prova de fogo para quem quer fazer rapel, logo após fazemos algumas dinâmicas para interagir com o grupo e fazer com que percam o medo”, ressalta Susane.
Prática de rapel em Santarém atrai adeptos
Prática de rapel em Santarém atrai adeptos
ESPORTE RADICAL: Munidos de equipamentos de segurança como cadeirinha, mosquetão, capacete e luvas, além de uma boa dose de coragem, eles praticam o rapel, atividade que surgiu a partir de uma antiga técnica de alpinismo. Esse esporte já vem sendo realizado em Santarém há algum tempo, mas só agora está sendo mais conhecido e a serra localizada no bairro da Matinha é o ponto favorito dos aventureiros, por conta da bela paisagem e do contato com a natureza. Os praticantes são, em sua maioria, jovens que curtem aventuras, adrenalina e querem experimentar sensações diferentes.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: RG 15/O Impacto