Dizendo entender que a demanda do Hospital Municipal é muito grande, que atende aos municípios de todo o Oeste do Pará, o vereador Gerlande Corrêa Castro (PSDB), em pronunciamento na tribuna, sessão da quarta-feira, 30/03, cobrou mais agilidade, principalmente no encaminhamento de pacientes ao Hospital Regional.  
O vereador cita o fato de uma senhora de 84 anos de idade, que está segundo ele a um mês esperando encaminhamento para o Hospital Regional e não é chamada. Ele entende isso, como uma grande lentidão e pediu a Comissão de Saúde da Câmara, que visite as duas unidades hospitalares, para cobrar celeridade no processo.
Mostrando-se indignado com a situação, Gerlande disse que essa agilidade deveria ser priorizada pela condição dos pacientes. “No caso da senhora em tela, com 84 anos, acamada no hospital, se não transferi-la para o Hospital Regional, ela tem uma grande chance de morrer “, alerta o vereador.
Para o vereador, a necessidade do paciente, deve ser fator prioritário de atendimento, para resolver as mais diversas situações.