O vereador Silvio Neto (PTB), na tribuna, sessão da quarta-feira, 30/03, denunciou a sujeira que se acumula as margens do rio Tapajós, em frente à cidade de Santarém. Ele atribui grande parte do problema aos que atuam nas embarcações que ancoram no cais de arrimo.
Neto disse ser lamentável a quantidade de sujeira que se constata à margem do Tapajós, constituída por garrafas pet, sacos plásticos, copos descartáveis, etc.
O vereador chama atenção dos órgãos que atuam na fiscalização e legalização das embarcações, como no caso da Marinha e Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, para que orientem os donos de embarcações para que façam o armazenamento do lixo dentro das embarcações e posteriormente seja dado o destino certo.
Neto  ressalta que não são todos, mas há embarcações que estão destruindo o que ele considera o nosso maior patrimônio natural, o rio Tapajós. Para o vereador está faltando uma educação sócio ambiental. Lembra que Santarém é rota de turismo e fica ruim os turistas verem essa imagem feia de poluição das margens do rio Tapajós em frente a Santarém.