sexta-feira, 6 de maio de 2016

Cidadania para além da sala

Procon lança hoje, no Distrito de Arapixuna, o projeto Educação para o consumo: cidadania para além da sala

O Procon Municipal em parceria com o Curso de Direito do Ceuls/Ulbra e SEMED, lançou na quinta-feira (05/05), o projeto Educação para o consumo: cidadania para além da sala.  Esta ação visa estreitar as relações entre a Universidade e a sociedade civil, em especial, alunos, professores e lideranças comunitárias das zonas rural e do planalto capacitando-as sobre os direitos a que muitos cidadãos abrem mão, enquanto consumidores.
 
O lançamento ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santana, no Distrito de Arapixuna, a partir das 13h. Os alunos do curso de Direito da ULBRA e técnicos do Procon abordarão diversos temas relacionados ao consumo, tratados através de uma linguagem direta e de fácil entendimento para a classe estudantil do Arapixuna e de escolas mais próximas, bem como, com moradores e comerciantes da área.
 
Para a diretora do Procon, Silvania Melo, orientar o consumidor sobre o que fazer diante de publicidade enganosa, cobrança indevida, garantias de produtos, prazo para fazer reclamações e onde reclamar, entre outros, faz com que o fornecedor se policie melhor para cumprir as regras previstas no Código de defesa do Consumidor. O alvo do projeto são consumidores que, por  viverem um pouco mais distante da zona urbana acabam sendo mais facilmente  ludibriados por fornecedores ainda despreparados que atuam no mercado de consumo.  
 

A equipe do projeto se coloca à disposição das diversas comunidades das regiões de Rios e do Planalto Santareno, bastando para isso, que a comunidade interessada  entre em contato com o Procon Municipal na avenida Borges leal, 2558, ou por meio do: atendimento.stm@procon.pa.gov.br, para agendar a visita.