terça-feira, 24 de maio de 2016

HRBA é destaque em congresso nacional de administração hospitalar e gestão em saúde

Hebert Moreschi, diretor geral do HRBA, com equipe que participou de Congresso em São Paulo


Hebert Moreschi e sua equipe que participou de Congresso
Hebert Moreschi e sua equipe que participou de Congresso
O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) foi destaque no 39º Congresso Brasileiro de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde / 9º Congresso Latino-Americano de Administradores da Saúde. O evento, realizado pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH), aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo, de 17 a 20 de maio. O HRBA foi convidado a apresentar os projetos bem sucedidos realizados pela unidade, que possibilitaram estar na lista dos melhores hospitais do país, recebendo, inclusive, o reconhecimento da FBAH como segunda melhor gestão hospitalar do Brasil.
O Hospital Regional de Santarém – primeiro hospital público, no Norte do Brasil, a obter a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência – possui projetos inovadores, além das ações que buscam garantir a segurança do paciente, que chamam a atenção de outros hospitais brasileiros. O HRBA, por exemplo, implantou o projeto de Compostagem e Horta Orgânica, em 2015, que pretende reaproveitar 100% do lixo orgânico produzido pela unidade e transformá-lo em composto para cultivar até 90% de todos legumes e verduras consumidos pelo hospital.
A assessora de qualidade do hospital, Veruska Ramalheiro, palestrou sobre as iniciativas da unidade. Ela diz que a troca de informações e boas práticas com outros hospitais é importante para agregar e dar ideias para desenvolver ainda mais trabalhos focados na assistência segura e de qualidade. “Representar o HRBA palestrando sobre os casos de sucesso que o hospital conseguiu conquistar ao longo do tempo é de extrema importância não só para motivar a equipe, como para mostrar que todo o trabalho desenvolvido diariamente tem sido exemplo para muitos hospitais do país, e o paciente pode sentir mais segurança em ser assistido na nossa instituição”.
O diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, reforça a importância do hospital para a região e destaca a estratégia do Governo do Pará ao investir na interiorização da saúde. “Compartilharmos experiências de sucesso e ter o reconhecimento com certificações e premiações mostra que a parceria entre governo do estado e a Pró-Saúde tem dado resultado excelente, contribuindo de forma significativa para melhoria da saúde da população do Oeste do Pará”.
Moreschi também fala da satisfação em ver o HRBA sendo destaque, também, fora da região Norte. “Ser convidado para estarmos num congresso nacional e internacional de saúde, falando das experiências desenvolvidas, das tecnologias que nós desenvolvemos em Santarém, com toda dificuldade logística, num cenário completamente diferente dos grandes centros do país, que ficam no eixo Rio-São Paulo-Minas é motivo de orgulho para todos nós. Todo esse investimento que é feito em qualidade de segurança do paciente se reverte unicamente para o paciente, quem ganha com o sucesso do Hospital Regional são os nossos usuários”, finaliza.
Hospital
O Hospital Regional de Santarém é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.  Atualmente, no interior do Pará, o HRBA é a unidade de saúde que menos referencia pacientes para outros centros, ao mesmo tempo em que é o hospital que mais agrega especialidades de alta complexidade. São 30, incluindo oncologia e neurocirurgia. O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira