sexta-feira, 3 de junho de 2016

Bocão Ed. 1096

Veja as notícias quentes do Bocão desta semana.


bocão 01
IBAMA COMBATE CORRUPÇÃO
A gerência do IBAMA em Santarém criou procedimento para garantir a transparência dos serviços prestados aos usuários para evitar possível corrupção. Existe uma sala equipada com várias câmeras para receber advogados, empresários e interessados para conversar com o servidor para evitar situação que possa depois se transformar em corrupção. A ideia é excelente e vai evitar comentários maldosos que antes existiam.
IBAMA COMBATE CORRUPÇÃO 2
A direção do IBAMA quer garantir a transparência do órgão que consiste nas atividades relacionadas à apuração de possíveis irregularidades cometidas por servidores públicos e terceiros e à aplicação das devidas penalidades. A direção do IBAMA acredita que a transparência é o melhor método contra corrupção, é um mecanismo indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade. Uma gestão pública transparente permite à sociedade, com informações, colaborar no controle das ações de seus governantes, com intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam. Essa idéia deveria ser aplicada em outros órgãos para evitar a corrupção.
bocão 02
DUPLA FORTE
Está bem adiantada a conversa para lançamento da chapa Nélio e José Maria Tapajós, com apoio dos partidos DEM, PR, PSD, PDT, PHS. PMB, PRTB e PP. Segundo fontes diretamente de Belém, o PMDB também vai integrar o grupão. O grupão vem forte e pode ganhar no primeiro turno pela fraca administração Von.
bocão 03
FISCO E A ECONOMIA
O alto nível de desemprego em Santarém causa grande preocupação. A problemática do desemprego se deve ao não crescimento da economia do País o que implica na ausência de geração de empregos, surgindo um aumento da comoção social e política que torna ainda mais difícil o cenário para o mercado de trabalho. Com as incertezas sobre o comportamento da economia e aquelas geradas pela crise social podem ter efeitos ainda mais negativos sobre a taxa de emprego, caso o FISCO continue a perseguir os empresários com fiscalizações e cobranças arbitrárias em época de recessão.
FISCO E A ECONOMIA 2
O desemprego e o capitalismo são inseparáveis, os índices atuais de desemprego são alarmantes e afetam toda a população. As empresas estão em situações difíceis, a receita caiu em 43%, estão com suas obrigações sem cumprir e o Fisco aperta para tirar mais dinheiro dos empresários que não tem. O gestor público deve incorporar o espírito público e entender a situação que está acontecendo e não ficar perseguindo e apertando o empresário nesse momento.
bocão 04
HENDERSON ELOGIA VON
Os vereadores ficaram surpresos com o vereador Henderson Pinto, quando teceu elogios a administração Alexandre Von. De oposição, Henderson passou a situação, sem antes justificar o motivo. Comenta-se que o elogio é início de uma grande e vantajosa amizade. Fica de olho Lira.
bocão 05
INMETROPARÁ/INMETRO
Um proprietário do caminhão adquiriu da fábrica o veiculo novo com tacografo digital. No entanto, ao se dirigir na autorizada Noronha em Santarém  para providenciar o certificado, esta informou que não podia fazer, pois não tinha o equipamento. Gostaria de saber qual é a posição do Inmetro em relação à falta de autorizada na cidade de Santarém para fazer o certificado, e de que forma os proprietários deverão agir para não serem penalizados, já que o custo é altíssimo para deslocar até outra cidade. Os vereadores deveriam questionar e exigir para Santarém a autorização, já que outras cidades menos importantes possuem.
INMETROPARÁ/INMETRO
Para ajudar o proprietário do veículo, entramos em contato com a área técnica do IMETROPARÁ e o Gerente de Fiscalização de Instrumentos nos orientou que: O posto de serviço de cronotacógrafo localizado em Santarém realiza apenas a selagem (emissão de GRU e certificado provisório), no caso em questão, o procedimento adequado seria procurar um posto de Ensaio, existentes 02 em cada cidade, quais sejam: nas cidades de MARABÁ e na cidade de PARAUAPEBAS, os quais são mais próximos da localidade da demandante. A Ouvidoria do Órgão informou ainda que a relação completa das empresas credenciadas pelo INMETRO para realização de tal serviço encontra-se no Portal de serviços do INMETRO nos Estados – PSIE, através do site: serviços. Inmetro.rs.gov.br, nele acessa-se a aba “serviços”, “cronotacógrafo- ensaios e verificação”, “relação de postos”, e após seleciona-se o Estado desejado.
bocão 06
BOLSA FAMÍLIA
Fiquei sabendo que em Santarém, tem muita gente recebendo Bolsa Família via laranja. Gente com comércio e emprego ganhando bem. Outros dividem os valores. O Ministério Público Federal deve solicitar do IBGE um levantamento via Cadastro da Caixa Econômica e verificar in loco para comprovar quem deve receber bolsa família.
bocão 07
MINHA CASA
Eu sou uma laranja que fala e tenho casa para morar, embora não seja minha, mas meu patrão me ajuda. KKKKKKKK. Outra denúncia que recebi, foi que há varias casas contempladas para pessoas com emprego de carteira assinada que possuem casas em bairros, algumas deixaram para as famílias e outras alugaram e foram beneficiadas. Existem, ainda, casos de pessoas que estão transferindo o registro do imóvel para seus filhos, e que foram beneficiados. O Ministério Público Federal deve solicitar do IBGE um levantamento in loco para comprovar. Levantar a situação com vizinhos dessas pessoas no endereço anterior. Tem pessoas que possuem comércio e já pensam em montar outro comércio no Residencial Salvação. É bom acabar com essa bandalheira logo no início.
bocão 08
VEREADOR E A FRAUDE
O vereador Gerlande Castro, em pronunciamento no plenário da Câmara, denunciou um colega que alega poder para arrumar uma casa no Residencial Salvação, porém, com medo ou por covardia, ou querendo auferir vantagem com o silêncio, preferiu omitir o nome do Vereador. Com isso, demonstra que existe fraude e o Ministério Público Federal tem a obrigação de interpelar o Vereador para delatar o que sabe para evitar benefício em troca de voto. O MPF não pode demonstrar falta de interesse, já que alguém está se beneficiando e segundo fiquei sabendo, o Vereador sabe muito mais coisas comprometedoras que podem comprometer as pessoas que escolheram os beneficiários.
Por: Emanuel Rocha