A ARCON, responsável pelo credenciamento da Meia Passagem Intermunicipal, abre apenas um período no ano, para que alunos se credenciem e isso não está resolvendo a demanda daqueles que participam de dois processos seletivos.

O vereador Dayan Serique (PPS), na tribuna da Câmara, da  quarta-feira, 10/08, destacou as atividades da Agência de Regulação e Controle de Serviços Público do Estado do Pará (ANCON-PA), empresa que entre outros serviços, regula o transporte intermunicipal. Segundo o vereador, esse transporte intermunicipal está previsto na Constituição Estadual, que garante Meia Passagem aos estudantes, que devidamente qualificados e habilitados, possam usufruir desse direito. “Só que a ARCON, responsável pelo serviço, abre apenas um período no ano, para que alunos se credenciem para usarem o direito da Meia Passagem Intermunicipal. Ocorre que os estudantes, em sua grande maioria, participa de dois processos seletivos, mas devido a esse procedimento da ARCON, precisam esperar até que o serviço seja ofertado, cerceando um direito que não deveria ser cerceado, com isso, distanciando a realidade local dos serviços prestados pela ARCON-PA.
Como solução do problema, Dayan propôs que a partir do segundo semestre a ARCON abra um novo período de atendimento aos estudantes, para que possam se habilitar e exercer o direito da Maia Passagem Intermunicipal. “Em contrapartida, na capital do estado, a ARCON atende permanentemente, mas no interior o cidadão é sacrificado”, criticou.
Dayan Serique também discutiu o estacionamento de caminhões e outros veículos de transporte de cargas, na terceira rotatória da Fernando Guilhon, que fica em frente ao Supermercado “Gauchinho”. Segundo o vereador, aquele local é bem complicado pelo fato de servir como convergência para diversos bairros. Para o vereador, quando os caminhões estacionam de maneira irregular, dificultam o acesso de outros veículos menores que precisam seguir destino pelo mesmo local em direção aos seus bairros, provocando acidentes e colocando em risco a vida das pessoas.
Como solução ao problema, Dayan vai fazer gestão junto à Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), solicitando que seja coibido o estacionamento de caminhões naquele local, para garantir o fluxo de veículos e maior segurança no trânsito às pessoas que trafegam por ali.