quinta-feira, 1 de setembro de 2016

‘Apagão’ deixa inoperante sistema comercial da Celpa no Pará

Desligamento no Ceará atingiu as cidades de Santarém e Mojuí dos Campos, no Pará


Apagão da rede elétrica atinge vários estados
Apagão da rede elétrica atinge vários estados
O desligamento em Linhas de Transmissão, na tarde de terça-feira, 30, causou interrupção no fornecimento de energia parcial nas Regiões Norte e Nordeste do País. A interrupção provocou o desligamento do datacenter da Celpa, e desde então, o sistema comercial da distribuidora está inoperante nas agências de atendimento, site e aplicativo, o que impede de registrar as solicitações dos clientes.
No entanto, para serviços como falta de energia, religação e cabos partidos, os clientes podem ligar para a Central de Atendimento no 0800 091 01 96, para solicitar os serviços.
A Companhia orienta aos clientes que precisam de atendimento não emergencial, que aguardem para ir à uma agência da firma, após a normalização do sistema. A Celpa lamenta os transtornos causados e está trabalhando incansavelmente para normalizar os serviços o mais rápido possível.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema (NOS), uma queimada de grandes proporções próxima a duas linhas de transmissão, no Estado do Ceará, causou a interrupção do fornecimento de energia nas regiões Norte e Nordeste. A Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou que o apagão teve duração de 31 minutos e a situação foi normalizada às 13h20, ainda de terça-feira.
Por conta do incêndio, as linhas de transmissão Rio das Éguas – Bom Jesus da Lapa II e em Miracema – Colinas, localizadas nos estados da Bahia e Tocantins, foram desligadas e, consequentemente, a queda na frequência de energia. Segundo a ONS, 12 estados tiveram o fornecimento prejudicado, onde cerca de 2.300 MW deixaram de ser repassados para as regiões Norte e Nordeste.
O desligamento atingiu as cidades de Santarém e Mojuí dos Campos, no Pará. Seis alimentadores ficaram fora e os bairros de Prainha, Fátima, Caranazal, Mararú, Diamantino, Laguinho e Santana, foram alguns do que ficaram sem energia durante o período do desligamento. O fornecimento foi restabelecido gradativamente, ainda na tarde de terça-feira.
Fonte: RG 15/O Impacto