quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Crianças com necessidades especiais visitam Zoológico de Santarém

A ação faz parte do projeto “Práticas de Inclusão” da escola Haroldo Veloso


Crianças portadoras de necessidades especiais no Zoológico da FIT
Crianças portadoras de necessidades especiais no Zoológico da FIT
Na manhã de terça-feira (30), alunos com necessidades especiais da Escola Municipal Haroldo Veloso estiveram no Zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós (ZOOFITUNAMA) pela primeira vez. A ação faz parte do projeto “Práticas de Inclusão” que há um ano vem proporcionando atividades para as crianças com necessidades especiais, educação extraclasse e conhecimento sobre a natureza.
Para Reginaldo Corrêa, pai do Rayan (12 anos), estudante do 6° ano e cadeirante, a iniciativa da escola em levar as crianças que possuem limitações foi muito importante para o aprendizado do filho. “Nem todas as pessoas têm essa oportunidade e meu filho está tendo agora. A escola sempre realiza esses passeios, a gente sempre participa, além de proporcionar o contato com a natureza. Já fomos a museus, praças e agora ao zoológico”, ressalta Reginaldo.
A pedagoga das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT/UNAMA), Eysimar Vieira, avalia a atividade de forma satisfatória para o aprendizado dos alunos da escola Haroldo Veloso. “Diariamente eles vivem uma rotina sala de aula/casa, apenas com contato dos colegas de escola e familiares, e hoje eles puderam ter esse primeiro contato com os animais. A educação básica não é apenas para crianças sem limitações, mas todas as escolas precisam receber obrigatoriamente crianças com necessidades especiais. Existe todo um preparo, até mesmo com a rotina de aprendizagem, já que o desenvolvimento é diferenciado das outras crianças de acordo com suas limitações”, afirma.
Durante o passeio, os estudantes puderam ter uma noção da alimentação do macaco-prego, macaco-aranha da cabeça vermelha e de outros como o Jacaré-Açu de 300 kg e 4m. Cheio de matas e trilhas cobertas por árvores, o passeio foi acompanhado por pais, professores e o médico veterinário do zoológico.
ZOOFIT/UNAMA
O projeto do Jardim Zoológico originou-se em 1993, a partir da necessidade de receber e abrigar, de forma adequada, inúmeros animais da fauna amazônica que chegavam às Faculdades Integradas do Tapajós (FIT/UNAMA), oriundos de apreensões pelos órgãos competentes.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/FIT