quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Nos bastidores do impeachment

Mesmo com as diversas críticas de seus aliados ao comportamento de Renan Calheiros, que articulou para abrandar a pena de Dilma Rousseff, Michel Temer se sentou ao lado do presidente do Senado ao embarcarem no avião rumo à China, após a votação do impeachment. 


Pessoas próximas relatam que o clima entre os dois era "ameno e muito descontraído". "Não vão tocar nesse assunto jamais", sentenciou um palaciano que descreveu Temer como "extasiado" após a posse.
 
Seis por meia dúzia
Muito irritado com o abrandamento da pena de Dilma, Magno Malta (PR-ES) descrevia a operação protagonizada por Renan e Lewandowski assim: "Isso é meia dúzia de esperto usando meia dúzia de gente idiota". Ele foi um dos principais apoiadores do impeachment.
Agenda
Em seu primeiro dia como presidente interino, Rodrigo Maia (DEM-RJ) decidiu assumir a função com pompa. Receberá a ministra Carmem Lúcia, futura presidente Supremo, e participará das posses de Laurita Vaz e Humberto Martins no Superior Tribunal de Justiça.
Fonte
A defesa de Dilma usou um dos principais livros de Temer, "Elementos de Direito Constitucional", para embasar o pedido feito para dividir a votação das penas. No texto, o peemedebista defende que as penas são "autônomas e independentes".
Fui
Um dos autores da denúncia contra a petista, o advogado Miguel Reale Jr. foi para o aeroporto minutos após a decisão do Senado. Questionado sobre se não ficaria para assistir à posse de Temer, afirmou: "Eu vim para destituir e não para instituir".
Recado
No Twitter, o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa escreveu que não acompanhou "nada desse patético espetáculo que foi o 'impeachment tabajara' de Dilma Rousseff". "Não quis perder tempo", postou. Sobre Temer, afirmou: "O homem parece acreditar piamente que terá o respeito e a estima dos brasileiros pelo fato de agora ser presidente. Engana-se".
Versinho
Em seu discurso após a cassação, Dilma citou um poema do russo Vladimir Maiakóvski (1893-1930): "Não estamos alegres,/é certo,/mas também por que razão/haveríamos de ficar tristes?".