segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Reservado da PM trabalha com eficácia no combate à criminalidade

Tenente Cel. Tomaso diz que o serviço de inteligência da PM tem alcançado bons resultados


coronel-heldson-tomaso-comandando-do-cpr-1
Tenente coronel Héldson Tomaso, comandante do CPR-1
Por força de seu trabalho, os policiais militares que compõem o serviço reservado da Corporação quase sempre têm os seus excelentes serviços colocados em segundo plano, no que se refere às divulgações na imprensa em geral, o motivo é obvio, devem ter suas identidades mantidas em sigilo.
Porém, a reportagem do Jornal O Impacto, que acompanha o dia a dia do trabalho policial em Santarém e região, é testemunha dos relevantes serviços prestados por esses profissionais da segurança pública, em favor da sociedade.
De acordo com o Tenente Coronel Héldson Tomaso, titular da Companhia de Policiamento Regional I (CPR-I), os militares que formam as equipes de inteligência da PM, são altamente preparados para executarem suas tarefas, subsidiando as operações com informações concretas, determinando desta forma o êxito nas buscas e prisões.
Nesta semana, foram várias as prisões que tiveram como base, o bem sucedido trabalho da equipe do reservado da Policia Militar do Pará. Na orla de Santarém, depois de vários dias acompanhando a movimentação em um barco rebocador, que possivelmente abrigaria uma boca de fumo, os militares conseguiram identificar os traficantes, e consequentemente realizar as prisões em flagrante.
Na quarta-feira (26), na esquina das avenidas Moaçara e Curuá-Una, por volta de 6h, com o apoio de uma guarnição do serviço ostensivo, foi preso o homem identificado com Luiz Cleber Sousa Vieira, residente na Rua Magnólia, N° 10, próximo a empresa FRASMOL, Bairro Aeroporto Velho. Pesava contra ele, um Mandado de Prisão Condenatório pelos crimes de homicídio qualificado; Formação de Quadrilha ou bando, expedido desde 2013 pelo Juiz de Direito Rômulo Nogueira de Brito.
Já na manhã de quinta-feira (27), o brilhante trabalho desenvolvido pelo Serviço Reservado da PM, resultou em mais uma prisão. Tratava-se do foragido da Justiça, Marcos Paulo dos Santos Melo, vulgo Marcão. De acordo com informações, ele era morador do Residencial Nossa Senhora do Carmo, Bairro Floresta. O mesmo foi abordado em via pública na Rua Rouxinol em frente à Escola Municipal São Francisco, bairro Floresta, e foi devidamente preso por força do Mandado de Prisão Condenatório em seu desfavor pelo crime de homicídio qualificado, expedido pelo Juiz de Direito Sidney Pomar Falcão, respondendo pela 3° Vara Criminal – Privativa de Tribunal do Júri.
Outro foragido da Penitenciária de Cucurunã, Erivelton Marinho dos Santos, foi recapturado pelas Polícias Civil e Militar na manhã de quinta-feira (27) no bairro Santana. O criminoso cumpria pena por tráfico de drogas e fugiu com mais 12 presos da Penitenciária Agrícola Sílvio Hall de Moura no inicio do mês de outubro. Erivleton estava escondido na casa de sua mãe e, através de denúncias anônimas, os policiais chegaram até o local e realizaram a prisão. Após a recaptura, o criminoso foi apresentado na 16ª Seccional de Polícia Civil, onde um Boletim de Recaptura foi feito e depois foi encaminhado para a Penitenciária de Cucurunã, para cumprir o restante da pena.
O papel do serviço reservado da PM, juntamente com a Polícia Civil, tem contribuído para que os índices de criminalidade em Santarém não alcancem patamares equivalentes a de outros municípios com o mesmo porte da Perola do Tapajós.
FORAGIDO DA JUSTIÇA DE BELÉM É PRESO PELA PM EM SANTARÉM: Após uma denúncia anônima, uma guarnição da Policia Militar juntamente com o apoio do comandante do policiamento, prendeu um homem identificado como Manuel Erivaldo Pereira, que era foragido da justiça da capital do Estado. Segundo informações o acusado estava morando na comunidade de Surubi-Açu, depois da prisão, ele foi encaminhado na 16ª Seccional Urbana da Polícia Civil. O mandado de prisão contra o acusado foi expedido pelo Dr. José Augusto de Oliveira, da Comarca de Belém.
Por: Edmundo Baía Junior
Fonte: RG 15/O Impacto